Medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. São 50 mil as árvores disponíveis para recolha gratuita até dia 26 de março.
A iniciativa é do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pretende celebrar o Dia Nacional da Árvore, que se assinala a 21 de março. Com o lema “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, a ideia é que cada português possa recolher até um máximo de dez árvores com o compromisso de a plantar nas suas propriedades.
Agora vamos à logística: para recolher a sua árvore, escolhe um posto de recolha do ICNF – existem 8 no norte, 7 no centro, 11 em Lisboa e Vale do Tejo, 9 no Alentejo e 3 no Algarve – e combinar o levantamento por telefone ou por email (ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt). Depois, basta comparecer no local e identificar-se, comprometer-se a enviar uma fotografia da sua plantação para o endereço de e-mail do ICNF e partilhar uma publicação com a sua árvore com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.
Cada pessoa tem direito a dez exemplares, mas os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares. Já os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares.
O transporte das árvores, a escolha do local e a obtenção da permissão para a plantação junto de quem de direito, é da responsabilidade de quem realiza a plantação.