Chefs on Fire. Neste festival, os restos de comida transformam-se em energia
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
Vão ser implementadas 53 medidas para a sustentabilidade nas vertentes social, económica e ambiental, o que faz com que seja a primeira feira do país a receber certificação de evento sustentável.
Acontece de 10 de agosto a 1 de setembro e é agora o primeiro evento do género a ter um certificado de evento sustentável. A Feira de São Mateus tem um plano de ação para a sustentabilidade engloba 53 medidas em três vertentes – social, económica e ambiental – que será implementado ao longo de quatro anos, com novidades já na edição deste ano.
Pelos feirantes vai ser distribuído um guia de boas práticas sustentáveis, focado na poupança de recursos energéticos e água. Além disso, os operadores da Feira de São Mateus vão ser “estimulados a substituir lâmpadas tradicionais por LED” e decorrerá “uma campanha de sensibilização para eliminação do plástico” com um “reforço da aquisição de copos reutilizáveis”, explica a organização, em comunicado.
Depois, são 17 as iniciativas no campo ambiente e alterações climáticas, como a substituição de lâmpadas tradicionais por LED por parte de todos os operadores da feira; campanha de sensibilização para eliminação do plástico no certame; utilização de copos reutilizáveis; parceria com entidade local para combater o desperdício alimentar.
Vai ser também criado um corredor junto ao palco para pessoas com mobilidade reduzida e um cabaz solidário para a recolha de roupa e alimentos.
Os resultados e impactos das 53 medidas do plano de ação de sustentabilidade serão apresentados num relatório anual de sustentabilidade.
É esperado um milhão e meio de visitantes nesta montra de negócio para a região e país.
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
O Ponto d’Orvalho é um festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, e onde a gastronomia
De 31 de julho a 4 de agosto acontece mais uma edição do festival Tradidanças, aquele que põe toda a gente, de todas as idades,
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.