Rise for Impact. A vitória da inclusão e do combate ao desperdício
Procuravam empreendedores motivados, que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais. E foi isso que tiveram. O Rise for Impact escolheu quatro
Na plataforma colaborativa Falling Fruit é possível ver onde existem alimentos disponíveis, desde árvores de fruto em sítios públicos até contentores de lixo com excesso de resíduos alimentares.
Ao pé da Avenida da Igreja, em Alvalade, há uma pereira, o Campo grande está cheio de laranjeiras, e o Príncipe Real é o sítio a ir na época dos figos.
Todas estas árvores estão em sítios públicos e, muitas vezes, só damos por elas quando tropeçamos nos frutos que, sem ninguém que os colha, acabam por cair no chão. Foi a pensar no desperdício e na potencialidade que é ter árvores que não sejam meramente decorativas, que foi criado o Falling Fruit.
Esta plataforma é colaborativa e foi criada por Caleb Philips e Ethan Welty, ávidos caçadores de alimentos, que lançaram um mapa interativo que identifica mais de meio milhão de locais em todo o mundo onde as frutas e os legumes estão à disposição. O projeto “Falling Fruit” identifica todos os tipos de árvores de fruto em parques públicos e ao longo das ruas da cidade, do Reino Unido à Nova Zelândia — e Portugal também está no mapa. Qualquer pessoa pode contribuir com informação que recolha do que vê na sua cidade, mas os criadores da plataforma garantem que já têm muitos privados com excesso de produção, a querem pôr as suas árvores no mapa para que as frutas não se estraguem.
O mapa assemelha-se aos que estamos a ver no Google Maps e, numa primeira instância, apenas vemos grandes círculos laranjas a identificar as cidades já patrulhadas. “Ao fazer zoom no mapa, verão que todas essas bolas cor de laranja são substituídas por pontos vermelhos, nos quais pode clicar para obter mais informações”, explica Ethan à Peggada.
Ao escolher a localização exata, obténs o nome da árvore e uma breve descrição, links para sites com mais informação sobre a espécie, link para street view e as reviews já deixadas por outros utilizadores.
E se o projeto começou apenas com as árvores de fruto em locais públicos, em algumas zonas do mundo, abrangem também colmeias, poços de água públicos e até contentores de lixo com excesso de resíduos alimentares.
Procuravam empreendedores motivados, que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais. E foi isso que tiveram. O Rise for Impact escolheu quatro
Albergaria-a-Velha tem vindo a trabalhar no sentido de ser um município mais verde. Desta vez, pôs em marcha uma campanha para a redução do desperdício
A campanha de Natal da Padaria Portuguesa é feita em parceria com a Refood, com o objetivo de angariar novos voluntários para envolver cada mais
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.