O valor de cada Pinheiro Bombeiro continua a ser o mesmo, bem como a contribuição. A diferença é que decorar é mais imediato: podes levar logo os presentes.
A primeira vez que se ouviu falar da iniciativa Pinheiro Bombeiro foi em 2017. Cinco anos depois, celebra-se a 5.ª edição e a primeira em que vai ser possível escolher o pinheiro solidário.
O Pinheiro Bombeiro — projeto que permite dar uma segunda vida a pinheiros que têm que ser cortados para limpar as matas, apoiando ao mesmo tempo os Bombeiros Voluntários — vai estar no Mercado de Natal EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro, que decorre de 19 de novembro a 19 de dezembro, precisamente para que antes do dia de Natal tenhas o teu pinheiro decorado no meio da sala.
Ao contrário dos anos anteriores, vais poder escolher o Pinheiro Bombeiro que queres alugar e ainda dar uma volta pelos projetos de economia circular — como a Loja do Zero e a Reshape —, associados ao desperdício zero e com artigos em segunda mão, incluindo livros, brinquedos e roupa da Ecoa.
Vai fazer-se magia por um Natal mais sustentável, já que além do pinheiro solidário poderás comprar os presentes neste mercado e até aprender novas práticas ecológicas nos workshops programados.
Personalidades, especialistas e marcas vão dar dicas para uma quadra mais amiga do ambiente, ensinar-te a fazer uma horta para levar para casa e também como fazer presentes D.I.Y, quase sem gastar dinheiro e de modo a que possas depositar todo o amor.
E o que seria de um Mercado de Natal sem algo para petiscar? Vais poder fazê-lo, basta escolheres uma das opções zero-waste.
Seja no mercado ou online, como é habitual, cada pinheiro alugado custa 20€ e, desse valor, 5€ revertem para a compra de material profissional para os Bombeiros Voluntários portugueses.