O mundo está a mudar e a forma como se faz cerveja também. Esta substitui parte dos maltes habituais por sobras de pão.
Com sobras de pão sempre foi hábito fazer uma açorda, umas rabanas ou umas básicas torradas para o pequeno-almoço. Já no Aldi, os tempos modernos fizeram com que o pão fosse transformado em cerveja com um nome que lhe faz jus: Bread Beer.
É uma cerveja portuguesa feita pela cervejeira Aldeana em exclusivo para a cadeia de supermercados que, através desta iniciativa, continua o combate ao desperdício alimentar de modo a cumprir com o compromisso traçado em janeiro deste ano quando decidiu aderir ao movimento “Unidos Contra o Desperdício”. O lema reflete-se na variedade de produtos a granel, nos produtos próximos da data limite de validade a preços reduzidos, na doação de bens alimentares e, agora, na nova bebida feita pela Aldeana.
O processo começa na moagem dos cereais, aos quais se juntam as sobras de pão das lojas Aldi. A mistura segue para dentro de água a cerca de 65ºC. Após mais alguns passos próprios da produção de cerveja — como a ebulição, adição de lúpulo, a fermentação e, por fim, a filtração — a cerveja ruiva está pronta a ser engarrafada.
O resultado é uma cerveja “âmbar, distinta, mas descomplicada, marcada por notas de cereal, caramelo e tostado”, explica o cervejeiro e fundador da Cerveja Aldeana, Miguel Cáceres, no folheto semanal do Aldi.
Melhor do que a descrição sobre a cerveja que substitui parte dos maltes habituais por pão, é poder bebê-la. Já está em todas as lojas Aldi e custa 1,99€ por cada unidade de 330 ml.
Esta não é a única novidade do Aldi, porque além apoiar causas ecológicas, a cadeia de supermercados preocupa-se com causas sociais que vão das prateleiras para casa. Falamos do novo chocolate belga em que parte do valor de venda reverte para comunidades de produtores de cacau na Costa do Marfim e no Gana.
Estes chocolates custam 1,99€ e há três variedades: 70% cacau, com avelãs e de caramelo salgado.