Da romã à maçã, para todas as estações há um chá que aproveita os benefícios das restos de alimentos antes de irem para o lixo.
Apesar da seca que tem afetado o País e antecipou a primavera, as mãos ainda continuam frias e nada sabe melhor do que envolvê-las numa chávena de chá a fumegar. Só aqui poupas a energia de um aquecedor, e se fizeres um chá com restos de alimentos, poupas resíduos consumíveis.
O chá de casca de cebola talvez seja um dos mais conhecidos e fáceis de fazer. Ora pensa connosco: quase todos os teus cozinhados levam cebola logo no refogado tão típico português, certo? Em vez de deitares fora ou levares tudo para o compostor, podes tirar uma parte para o chá e assim evitar um número alarmante: 31% da comida que é desperdiçada só em casa dos portugueses, segundo a Too Good to Go.
Guarda estas ideias e, já agora, as cascas.
1. Romã
Segundo a Deco Proteste, o tempo da romã acabou em dezembro e agora só volta em setembro. Contudo, fica já a dica para quando tiveres o fruto em casa e acabares de descascar (e, uma vez que dá trabalho, aproveita tudo a que tens direito).
Modo de preparação:
Coloca a casca de três romãs a ferver com um pau de canela num litro de água. Depois de ferver dois minutos, desliga, coa e bebe o chá.
Receita do site Do Zero.
2. Chá de casca de cebola
É um dos melhores aliados para inflamações e funciona também como antiviral. Fora estes benefícios, a casca de cebola ajuda a reforçar o sistema imunitário. Explicamos como fazer.
Modo de preparação:
Lava muito bem as camadas externas da cebola. Coloca água a aquecer. Quando estiver a ferver, adiciona as cascas de cebola e deixa ferver. No final, retira as cascas e serve o chá quente.
Receita do Continente.
3. Chá de caroço de manga
Quantas vezes deitas fora um caroço de manga ainda cheio de fios à volta por não os conseguires tirar mais? Pois bem, podes usar para fazer um chá, neste caso numa versão gelada.
O mesmo se aplica ao caroço das cerejas ou das nêsperas, mas para já vamos focar-nos nesta receita com manga.
Modo de preparação:
Leva ao lume a água, o açúcar, o caroço e as cascas. Quando levantar fervura, baixa o lume e mantém a fervilhar por cinco minutos. Passado esse tempo, junta a saqueta de chá preto e deixa ferver, em lume baixo, por mais dez minutos. Coa para um recipiente resistente ao calor e deixa arrefecer antes de o colocares num jarro e levares ao frigorífico (se quiseres deixar arrefecer no tacho, retira a saqueta de chá para não tingir ainda mais a água). Serve com cubos de gelo e, se gostares, um raminho de hortelã.
Esta receita é do blogue Clara de Sousa Cozinha&Brico.
4. Chá de maçã e canela
Faltava o clássico dos chás que melhor sabem no inverno: maçã e canela. E em vez de preparares com uma saqueta já feita, revelamos como fazer um chá caseiro com estes aromas, aproveitando ao mesmo tempo as cascas da maçã.
Modo de preparação:
Lava bem quatro maçãs. Descasca e guarda as cascas. Coloca-as numa panela com 1 litro de água. Adiciona uma colher de sumo de limão e um pau de canela. Leva a ferver durante dez a 15 minutos. Retira do lume, coa e serve.
Esta receita é do YouTube da Auchan.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)