Esta receita da Sofia Magalhães é uma ótima opção para aproveitar as cerejas tão típicas desta altura do ano.
Maio e cerejas são duas palavras que casam na perfeição. A fruta não podia ser mais da época e, por isso, deixamos-te aqui uma ideia de um doce feito pela rainha da cozinha sem desperdício, a Sofia Magalhães do @blogdaspice
Um crumble de cereja, parece-te bem? Junta-te a nós na cozinha.
Ingredientes
Base
- 1 + 1/3 chávena de farinha de espelta
- 2 c. sopa açúcar de coco
- 1/4 c. chá sal marinho
- 8 c. sopa de óleo de coco (sólido)
- 4 a 6 c. sopa de água gelada
Recheio:
- 1 kg cerejas maduras (sem caroço)*
- 1 chávena de chá de água
- 1/3 chávena geleia de arroz
- 1 /2 vagem de baunilha
- 1 pau de canela
Crumble:
- 1 chávena de aveia em flocos grossos
- 1/2 chávena cevada em flocos grossos
- 1/2 chávena de frutos secos à escolha picados grosseiramente (usei avelãs, nozes e amêndoas)
- 8 a 10 c. sopa de farinha de espelta
- 4 c. sopa de água (ou sumo de maçã)
- 2 c. café de raspas de laranja ou limão (opcional)
- 2 c. sopa açúcar de coco (opcional)
- Iogurte e cerejas frescas: opcional para decorar
PREPARAÇÃO
Mistura a farinha, açúcar e sal na batedeira ou robot de cozinha numa velocidade baixa para fazer a base da tarte. De seguida, mantendo a velocidade, introduz o óleo de coco sólido. Começa a adicionar a água, colher a colher. Assim que a massa formar uma bola e se despegar das laterais para. Transfere para uma taça, tapa com película ou num recipiente hermético e leva ao frigorífico por pelo menos 1 hora.
Entretanto, junta todos os ingredientes do recheio num tacho, mexe e leva a lume médio. Assim que começar a ferver, reduz o lume, destapa e deixa reduzir até ficar quase sem água (pode levar até 30 min.), mexendo ocasionalmente. Apaga o lume e deixa arrefecer.
Voltando à base, retira-a do frigorífico e deixa-a à temperatura ambiente por 10-20 min. Com um rolo da massa estica a massa até que fique com a espessura de cerca e 1 c e coloca-a numa forma com pelo menos 3 cm de altura e cerca de 15-20 de diâmetro. Tapa com película e congela-a por pelo menos 30 min (este processo vai minimizar que ela encolha quando a colocar no forno).
Passado o tempo de congelação, pré-aquece o forno a 180ºC e assa-a por 15min à mesma temperatura, ou até ficar dourada. Retira e deixa arrefecer por completo até iniciar a última parte.
Pré- aquece o forno a 200ºC. Junta todos os ingredientes do crumble numa taça, à exceção da água/sumo e do açúcar de coco. Mistura tudo bem e vai adicionando a água até a mistura se começar a aglomerar. Dispõe o recheio por cima da base da tarte (retirando a vagem de baunilha e o pau de canela) e por cima a mistura do crumble. Espalha o açúcar de coco por cima do crumble (opcional). Leva ao forno mantendo a temperatura por 10 min ou até o crumble estar dourado. Retira, deixa arrefecer e serve com umas colheres do teu iogurte favorito e cerejas frescas.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)