5 espaços sustentáveis para conheceres nas Caldas da Rainha
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
A vontade de viver de forma mais consciente cresce e é nas pequenas mudanças que se nota a diferença. Comprar a granel é uma forma de evitar embalagens e plástico descenecessário, além de que possibilita que compres apenas a quantidade necessária para a ocasião.
No entanto, e apesar do boom de lojas a granel em todo o país, ainda existem algumas zonas sem um espaço deste género por perto. Mas calma, não é preciso desistir já. Há formas de contornar os sacos e saquinhos que nos obrigam a trazer o que não queremos para casa.
Neste artigo juntamos algumas dicas para quem quer comprar a granel, mas não tem uma loja especializada por perto:
Uma ida ao mercado pode ser um ótimo exercício para comprar a granel. E não falamos aqui apenas das frutas e dos legumes. É bastante comum encontrar leguminosas, frutos secos, azeitonas e especiarias em sacos grandes, de maneira a que peses e leves apenas a quantidade pretendida.
Idealmente, leva os teus sacos e frascos de casa, evitando assim aqueles que te oferecem automaticamente.
Nas pequenas lojas de bairro, é também comum encontrar alguns produtos a granel, que não é assim tão fácil encontrar nos supermercados. Mais uma vez, é o caso das leguminosas, dos cereais e das especiarias, entre outras.
Quando pensamos em comprar a granel é automático imaginarmos uma loja especializada, frasquinhos disponíveis para encher, sacos reutilizáveis e todo um mecanismo preparado para o efeito. No entanto, basta comprares maçãs ou bananas soltas no supermercado em vez das que já vêm embaladas para estares a comprar a granel. E talvez este passo tão simples possa ser o primeiro de muitos outros.
Já existem cada vez mais opções a granel nas grandes superfícies. O Auchan é uma delas tem cerca de 600 referências de produtos avulso, como doces, bombons e chocolates, bolachas, cereais, chás, cafés, ervas aromáticas e especiarias, leguminosas, frutos secos, farinhas, sementes, patês, comida para animais e cerca de 46 produtos biológicos.
Já o Continente lançou o ‘Refill Spot by Continente’, um espaço com venda a granel automatizada e em regime de self-service. Os clientes da retalhista podem reutilizar embalagens, na compra de alimentos secos, alimentação animal e detergentes. O espaço pretende incentivar a poupança e a circularidade das embalagens.
No refill alimentar podem ser adquiridos frutos secos, produtos Bio e alimentação PET da marca que podem ser colocados em embalagens reutilizáveis. Os clientes podem trazer as suas próprias embalagens.
O Lidl já começou a testar a venda de detergentes a granel no Reino Unido, o que nos dá esperança que em breve aconteça em Portugal também.
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.