A Hunter assumiu um compromisso para proteger o planeta, os agricultores, os animais e as pessoas. Já podes ver um dos resultados nas novas botas vegan.
É uma marca com 160 anos e, por isso, sabe bem as transformações que este planteta tem sofrido. A britânica Hunter aliou à moda um novo compromisso: a Hunter Protect cujo objetivo é proteger florestas, recursos e comunidades.
O primeiro choque surgiu em 2020, quando a marca percebeu o seu impacto: desde os escritórios às lojas, eram os responsáveis pela emissão de 51,87 toneladas de CO2 para a atmosfera.
Logo no mesmo ano, a Hunter começou a tomar medidas, tornando a coleção SS20 mais sustentável ao usar materiais reciclados, inovadores e de menor impacto ambiental. E os passos não ficaram por aqui. Aliou-se ainda à World Land Trust para proteger florestas e o habitat dos animais.
Uma vez começado o percurso, agora a Hunter não quer parar e, para isso, lançou o manifesto Hunter Protect, que tem em vista ações até, pelo menos, 2025.
Já no próximo ano, o objetivo é que 65% da coleção seja feita de borracha com certificação Forest Stewardship Council (FSC), espuma de algas da BLOOM ou têxteis reciclados; que todo o acondicionamento das peças seja feito de embalagens de papel reciclável e que não sejam provenientes de florestas antigas ou com ameaça de extinção; e quer compensar todas as emissões diretas de CO2 emitidas pela atividade nas lojas e escritórios globais. Como compensar? Por exemplo, ao reaproveitar a borracha do calçado em sacos de kickboxing ou revestimentos de parques infantis.
Contudo, nada disto será feito sem a garantia de que os recursos correspondem efetivamente aos valores da Hunter Protect. Isto significa que a marca vai certificar-se de que os materiais são obtidos de forma a não prejudicar as florestas, agricultores ou comunidades locais, garantia que será dada através da parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Rainforest Alliance.
O passo maior será atingido em 2025, ano em que a Hunter Protect prevê que 100% do calçado de borracha seja certificado pela FSC.
Contudo, o manifesto Hunter Protect não quer apenas agir para bem do planeta. Tem também uma visão comunitária para a qual quer contribuir.
Para isso estabeleceu parcerias com instituições de caridade a nível global e local para às quais já doou mais de 150 mil pares de botas. O apoio vai mais além e é também dado sobre a forma de trabalho voluntário, dinheiro e oportunidades de emprego na Hunter.
Quanto às peças da marca, algumas já mostram que o movimento é posto em prática. É o caso das novas botas Commando, feitas com poliéster reciclado — um exemplo de como é possível caminhar sobre iniciativas sustentáveis. Existe um modelo para homem e outro para mulher e além de vegan, são 100% à prova d’água. Custam 150€ e estão à venda na loja online. Também vais encontrar na loja casacos de proteção para a chuva feitos com materiais reciclados.