Depois de em 2020 ter eliminado o plástico descartável das caixas dos brinquedos, a icónica marca de brinquedos dá este ano mais um passo no caminho para a sustentabilidade.
A LEGO chegou à fórmula secreta para tornar os brinquedos mais sustentáveis: pegou em plástico PET de garrafas descartadas e transformou-as numa peça de encaixe que cumpre com os requisitos de qualidade e segurança da marca.
Ainda é só um protótipo, mas é o resultado final após mais de 250 variações de materiais PET e centenas de outras formas de plástico experimentadas por uma equipa da LEGO dedicada a encontrar soluções sustentáveis para a marca com 60 anos.
A iniciativa surge não só pelos esforços da marca nos últimos anos para se tornar mais sustentável, mas também para responder ao pedido de uma criança de apenas 8 anos que enviou uma carta à LEGO a sugerir que fizesse “peças LEGO a partir de plástico reciclado em vez de gastar imenso dinheiro com novas paletes de plástico”. O pedido foi atendido em 2021.
Vai demorar algum tempo até que estas peças mais amigas do ambiente façam parte das brincadeiras das crianças, mas é por elas que esta alternativa está a ser estudada com todo o cuidado.
Uma vez no mercado, esta solução — que combina aditivos de reforço para que as peças tenham a rigidez habitual — vai permitir poupar toneladas de plástico, dado que uma garrafa PET de plástico de um litro garante matéria-prima suficiente para dez peças LEGO de dimensão 2×4.
Estas peças feitas a partir de garrafas de plástico reciclado são o resultado de mais um passo dado no caminho sustentável da LEGO, que já em 2020 tinham eliminado o plástico descartável das caixas dos brinquedos.