Receita para aproveitar os últimos tomates: massa com pesto alla trapanese, da Francisca Feteira
A receita com produtos da época tem o tomate como protagonista. Já estamos na fase final deste produto tão rico, mas ainda há muito que
Há dias para tudo e porque não um para a cenoura? Vamos celebrá-la com um bolo no qual a usamos inteira, até mesmo com a rama. A receita é da Sofia Magalhães da Blog da Spice.
Dia 4 de abril é o Dia Mundial da Cenoura, porque também ela merece ser celebrada.
Para uma festa inteira, pedimos ajuda à Sofia Magalhães, da página Blog da Spice, que criou uma receita onde podemos usar a cenoura…inteira! Isso mesmo, com rama e casca.
Sem mais demoras, aqui vai a receita:
Ingredientes:
Para o bolo:
. 200 ml leite vegetal
. 100g cenoura com rama (~80 g de cenoura/20g rama)
. 40 ml azeite
. 1 c. sopa vinagre de sidra
220 g farinha espelta branca (ou trigo)
. 100g açúcar de coco
. 1 c. chá de b. sódio
. 1 c. chá especiarias (usei um mix de canela, gengibre, erva doce)
Para o chantilly de coco:
. 1 lata de leite de coco gordo refrigerada por 6-8h.
. 3 c. sopa mel de arroz (ou outro que prefira)
. 1 c. chá sumo limão
Preparação:
Pré-aquece o forno a 180ºC e unta uma forma de bolo de 15 cm com azeite. Reserve.
Entretanto num liquidificador potente junta todos os ingredientes húmidos e tritura bem até ter uma mistura homogénea. Reserva. Noutra taça à parte junta os ingredientes secos e mistura bem. Envolve a mistura dos húmidos nos secos com uma espátula, até incorporar toda a farinha, evitando mexer demasiado.
Transfere a massa para a forma e espalha uniformemente. Leva ao forno por 40-45 min ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.
Deixa esfriar totalmente e prepara o chantilly de coco entretanto. Bate apenas a parte cremosa do leite de coco (reserva o líquido para outra receita) com os restantes ingredientes, usando uma vara de arames ou batedeira, até à consistência de chantilly. Desenforma o bolo, cobre com o chantilly de coco e serve.
A receita com produtos da época tem o tomate como protagonista. Já estamos na fase final deste produto tão rico, mas ainda há muito que
Desta vez optamos por uma sobremesa, mas sempre com produtos da época. A receita é do Bruno Marques da página Tradicionalmente. Gelado e Maracujá: duas
Um bom tahini e água gelada ajudam no sabor e na cremosidade. No Dia do Húmus, pedimos ajuda a quem sabe para criar um húmus
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.