O Santander Portugal tem duas formas de converter os cartões expirados dos clientes em ações positivas para o planeta. Explicamos como fazer parte da iniciativa.
Se há coisa que não é reciclável é o dinheiro, mas o mesmo não acontece com os cartões bancários expirados e caducados do Santander Portugal. O banco lançou uma iniciativa sustentável que transforma os cartões velhos em mobiliário urbano.
Para isso só tens de entregar o teu cartão ao banco e há duas formas de o fazer. A mais simples será introduzi-lo numa caixa multibanco que o reterá de forma automática e a outra é devolvê-lo quando receberes o novo cartão atualizado. Juntamente com este virá um envelope RSF (sem custos para o cliente) dentro do qual deves colocar o cartão antigo e encaminhá-lo para o banco de modo a que siga para a reciclagem.
Este último método está ainda em fase de projeto-piloto, pelo que só são aceites cartões de débito.
O processo de reaproveitamento é feito em parceria com a Contisystems e a Extruplás, empresas que vão ajudar a dar uma nova vida ao teu cartão velho.
O novo ciclo começa no momento em que entregas o cartão, continua quando este chega à Contisystems, onde será destruído para obter estilha (pequenos fragmentos) para depois ser encaminhado para a Extruplás. É neste último processo que o teu cartão expirado, bem como o de outros clientes Santander, vai ganhar forma em mobiliário urbano.
A iniciativa de sustentabilidade do Santander Portugal não fica por aqui, uma vez que por cada quilo de cartões velhos recolhidos, será plantada uma árvore com objetivo de “compensar as emissões de carbono geradas na produção de cartões”, refere o Santander numa nota no site. As árvores serão protegidas e cuidadas pelo banco durante cinco anos.