França vai pagar aos cidadãos que reparem as suas roupas e calçado
Calçado a precisar de arranjo ou roupa rasgada? Em França, há um incentivo financeiro a quem der primazia ao arranjo, em vez de comprar novo.
O projeto-piloto da Dr Martens conta com a parceria da The Boot Repair Company e, no futuro, será expandido para a Europa continental.
A marca de botas, sapatos e sandálias Dr Martens lançou um projeto-piloto de reparação oficial no Reino Unido. Este projeto acontece em parceria com a The Boot Repair Company, ma empresa com 120 anos de experiência na reparação e restauro de botas, sapatos e artigos em pele. As reparações são feitas por artesãos qualificados, que receberam uma formação intensiva de oito semanas.
A equipa ajuda os clientes a recuperar quase todas as partes do seu calçado, recorrendo, sempre que possível, a componentes originais da marca. Todos os materiais alternativos são autorizados pela Dr Martens de forma a garantir a mesma qualidade e durabilidade.
“É uma das coisas sobre as quais os consumidores mais me escrevem (…) acerca de pares antigos que têm há muitos anos e que querem reparar”, refere o CEO Kenny Wilson, em declarações à Drapers. O novo serviço é destinado a dois grupos de consumidores: “As pessoas que gostam de sustentabilidade e que não querem comprar coisas novas, e as que têm um par que adoram e querem torná-lo bom novamente.”
De acordo com Wilson, enquanto um novo par de botas custa 169 libras (193,75 euros), substituir as solas gastas de um par de botas — um procedimento que requer a desmontagem de toda a bota — custa 81 libras (92,86 euros), sendo que outras reparações serão menos dispendiosas.
Entre os desafios, Wilson aponta a construção do site, a procura do parceiro certo, o investimento e a formação como fatores que atrasaram o lançamento do serviço.
Esta novidade surge na sequência do sucesso de um programa de revenda em 2022, denominado “ReSouled”, quando a Dr Martens colaborou com a plataforma de segunda mão Depop para responder à procura dos clientes em prolongar a vida útil do seu calçado.
O novo serviço de reparação faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca lançada em 2022. Esta estratégia inclui objetivos como:
Além disso, a marca planeia testar um projeto de revenda nos Estados Unidos no próximo ano, através do qual os clientes poderão comprar produtos em segunda mão ou trocar os seus antigos artigos Dr Martens por vouchers.
O novo serviço de reparação é feito por reserva online e, no futuro, a marca pretende expandi-lo para a Europa continental.
Calçado a precisar de arranjo ou roupa rasgada? Em França, há um incentivo financeiro a quem der primazia ao arranjo, em vez de comprar novo.
Para uma reportagem, a Reuters rastreou onze pares de sapatos, que acabaram por ser encontrados longe de qualquer central de reciclagem de Singapura, como era
Comprar calçado é sempre um desafio e a tarefa parece complicar-se quando queremos encontrar um bom par de sapatos que combine com um estilo de
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.