No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
A Cais Recicla dedica-se à criação de novos produtos feitos de materiais que, de outra forma, acabariam em aterros. Além disso, têm um forte cariz social uma vez que capacitam pessoas em situação de sem abrigo para que desenvolvam as suas competências pessoais e profissionais.
A CAIS Recicla apresenta-se como uma oficina transformadora. Isto porque transforma vidas, produtos e empresas.
“A Cais Recicla é um projeto de reciclagem, mas mais do que isso. Tentamos integrar essa vertente com a de integração de pessoas de pessoas em situação de sem abrigo”, conta Alexandre Teixeira, o coordenador.
Transformam materiais obsoletos em novo produtos. A partir de desperdícios, criam peças únicas com linhas de design desenvolvidas especificamente para cada cliente. E tudo isto feito por pessoas em situação de sem abrigo.
As empresas/instituições que adquirem os produtos da Cais Recicla respondem a uma causa de responsabilidade social e ambiental.
Desta vez foi a ANI — Agência Nacional de Inovação a usufruir das competências da Cais Recicla, cedendo as lonas usadas em eventos da ANI, para serem transformadas em lanyards (fitas de identificação) para futuros eventos da Agência Nacional de Inovação.
Não é a primeira vez que a Cais Recicla trabalha com lonas usadas. Já tinham uma série de tote bags produzidas a partir de restos de lonas usadas na decoração das frentes de obra das novas linhas do Metro.
Neste link encontras o catálogo com todos os produtos à venda e sempre feitos por mãos talentosas e que só precisavam de uma oportunidade. Já os materiais, são sempre reutilizados.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
O negócio teve início no ano passado e já ofereceu um novo propósito a 40 toneladas de garrafas de plástico deitadas fora no Camboja. As
As peças de roupa são feitas à base de desperdícios não utilizados na indústria têxtil e dos lanifícios e cada uma terá uma etiqueta com
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.