Setembro está quase aí e com ele o início das aulas. A despesa costuma ser uma dor de cabeça para as famílias, mas há formas de diminuir os gastos. Aliado a isso, poupamos também o planeta. Contamos-lhe tudo.
Vamos mesmo ter que fazer uma pausa nos mergulhos até que o sol se ponha e nos gelados comidos a horas que o pediatra não aprovaria. O fim das férias está aí e há que mudar o chip para uma rotina que mete Matemática, Inglês e Estudo do Meio.
A cada setembro, os pais fazem contas à vida para dar aos filhos tudo o que precisam para o regresso às aulas. Este ano será diferente com a ajuda da Peggada. Lemos todos os folhetos, espreitamos as lojas online e reviramos a nossa própria estante à procura de ideias para um regresso à escola com poupanças: da carteira e do planeta.
Aponta as nossas dicas! E a nossa primeira vai logo para o momento em que ainda não saíste de casa para ir às compras. Revê tudo o que tens nas gavetas e reaproveita o que não foi usado no ano passado. Podes até pegar nas folhas que sobram de vários cadernos e juntá-los para que te sirvam de rascunho, por exemplo. E a mochila do ano passado talvez só precise de uma boa limpeza.
A ideia aqui não é incentivar ao consumo, é sim que, caso seja preciso comprar alguma coisa, esse consumo seja consciente.
Ora espreita as nossas sugestões:
1. Cadernos inteligentes do Continente. Estes cadernos não acabam no lixo depois de acabados. É possível comprar recargas, divisórias e capas para que o possas transformar num novo acessório para os estudos. Podes comprar o caderno inicial, mas todos os materiais são também vendidos em separado.
2. Canetas feitas de plástico reciclado do Auchan. A cadeia de supermercados decidiu dar nova vida a garrafas de água de plástico. Cada garrafa de 1,5 lt deu origem a quatro canetas.
3. Mochilas feitas de plástico reciclado da Ambar. As mochilas da Ambar Cycle foram produzidas a partir tecidos 100% reciclados de plástico recolhido dos oceanos.
4. Marmitas feitas de aço inoxidável da Maria Granel. Se já tiveres tupperwares de plástico em casa, usa-os. Mas se for para comprar novo, opta por uma opção que dura infinitos. Este conjunto à venda na Maria Granel é uma boa opção.
5. Máscaras reutilizáveis da MO. O covid não só não foi de férias, como não pode ser esquecido neste regresso às aulas. A máscara é obrigatória na sala de aulas e, por isso, opta por uma reutilizável. Esta da MO pode ser lavada até 50 vezes e, melhor ainda, pode ser trocada por uma nova por apenas 1€, tal como a Peggada já te tinha contado.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.