Reino Unido. Reduzir as viagens de carro dá prémios aos condutores
A campanha “Going Car Free”, no Reino Unido, incentiva os condutores a trocar o carro por uma opção mais sustentável, a falar sobre o desafio
Poupança de água, deslocações de bicicleta mais ecológicas e seguras e integração de refugiados. Sabe mais sobre estes projetos vencedores e que temos que manter debaixo de olho.
Estão escolhidos os nove projetos que vão representar Portugal no World Summit
Awards (WSA) 2022, um concurso internacional que premeia os melhores projetos
de inovação digital local com impacto na sociedade.
O processo foi novamente liderado pela APDC – Associação Portuguesa para o
Desenvolvimento das Comunicações, que avaliou 35 candidaturas e selecionou um
projeto para cada uma das oito categorias, e mais um para o prémio Youth Innovation for Europe, que reconhece projetos de jovens europeus, com menos de 26 anos, que usam as tecnologias da informação e comunicação para pôr em ação os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A Peggada analisou a lista de vencedores e destaca os projetos que respondem a desafios de sustentabilidade social e ambiental.
É a primeira e única solução de apoio aos serviços de abastecimento de água,
respondendo à necessidade de conservação da água e à sua utilização eficiente (com menos desperdício de água e energia) e contribuindo para uma melhor preparação para as alterações climáticas e a neutralidade de carbono. Foi
desenhada de raiz para a gestão holística e o processamento massivo de eventos complexos e heterogéneos: liga as diversas realidades que rodeiam todas as redes no contexto do ciclo urbano da água, analisando parâmetros da gestão hídrica,
consumo de energia, meteorologia, comportamento de consumo e sustentabilidade; monitoriza a qualidade da água de forma contínua, identifica anomalias em tempo real e transforma dados em conhecimento, utilizando modelos preditivos e analíticos apoiados em Machine Learning e Deep Learning.
Esta app foi criada com o objetivo de tornar as deslocações de bicicleta mais
ecológicas e seguras através da Inteligência Artificial (IA). Desenha rotas mais fiáveis nas cidades, melhorando o planeamento e as políticas urbanas de forma a capacitar os utilizadores para uma micromobilidade ativa e segura.
Este é um projeto educativo direcionado para jovens até aos 18 anos e professores de todas as disciplinas, de forma a descobrirem o potencial da
tecnologia na resolução de problemas das comunidades onde se inserem. Melhora as competências e as capacidades de colaboração e
omunicação, ao mesmo tempo que liga as escolas ao mundo real.
É uma plataforma sem fins lucrativos que pretende assegurar uma integração mais
rápida dos refugiados ucranianos em Portugal, estabelecendo uma ponte entre
estes e empresas nacionais com oportunidades de emprego.
Os vencedores das restantes categorias são:
● Government & Citizen Engagement: The Newsroom: é uma app que combate a crise de confiança nos media e promove a pluralidade
online, recorrendo a Inteligência Artificial (IA) para disponibilizar uma experiência de descoberta e aprofundamento de notícias controlada pelo próprio utilizador. Oferece também um resumo matinal com cinco eventos chave diários sobre
tópicos de interesse do leitor.
● Health & Well Being: Nuada: uma pulseira inteligente e uma luva leve, não intrusiva e segura, foram criadas para dar resposta à diminuição da força das mãos (por doença, lesão ou envelhecimento), capacitando o utilizador para as tarefas diárias, sem ter de
depender de terceiros. A luva esconde um exoesqueleto de mão, com múltiplos sensores especiais incorporados e tendões artificiais de inspiração biológica, e a
pulseira tem a maior parte dos componentes eletromecânicos e conectividade.
● Business & Commerce: QRPoint: É um sistema inteligente que simplifica a relação empresa-trabalhador, substituindo as formas de controlo de tempo tradicionais, como o relógio de ponto, folha de horas ou relógio cartográfico. O projeto facilita os processos das organizações, permitindo o registo em tempo real de informações como horas, geolocalização e registo facial na cloud, através de smartphone ou computador.
● Culture & Tourism: X-Plora: Trata-se de um guia turístico multimédia para visitas físicas e virtuais, que utiliza tecnologias imersivas e gamificação para melhorar a experiência do cliente e gerar receitas alternativas para locais, cidades e marcas. Permite que cada utilizador crie a sua própria experiência interativa, gerando ao mesmo tempo formas alternativas de receitas e análises para cada atração turística.
● Youth Innovation for Europe: NoSho: Funciona como uma solução para quem procura um restaurante à última da hora. Em tempo real, esta aplicação mostra a disponibilidade de mesas, evitando que os restaurantes percam rendimentos.
Estes projetos portugueses estão ainda a concurso a nível global, que decorrerá
entre outubro (seleção da shortlist de candidatos) e dezembro de 2022 (divulgação
dos vencedores).
A campanha “Going Car Free”, no Reino Unido, incentiva os condutores a trocar o carro por uma opção mais sustentável, a falar sobre o desafio
Além dos prémios monetários, os vencedores ganham um ano de incubação na Casa do Impacto, para que continuem a desenvolver e a escalar os seus
O projeto “Sweetprobeira”, liderado pela aluna de doutoramento em Biomedicina da Universidade da Beira Interior (UBI), Ana Carolina, venceu o programa “Promove o Futuro do
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Este artigo aborda uma ação que promove a industrialização inclusiva e sustentável e fomenta a inovação. O ODS 9 também apoia uma maior adoção de tecnologias renováveis.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.