O projeto Ativa ClimAct promete ajudar os jovens a estrearem-se na ação climática, oferecendo informação variada e ferramentas para o seu envolvimento na luta contra as alterações climáticas.
Há cada vez mais pessoas a querer fazer mais pelo planeta. Se falarmos dos jovens, então, são talvez a camada da população mais ativa quando o assunto é agir.
A pensar nisso, a associação ZERO juntou-se ao projeto europeu Ativa ClimAct – Ação Climática de Cidadãos Europeus para o Desenvolvimento, do qual fazem parte outras organizações de diferentes países da Europa. O objetivo é consciencializar e envolver as pessoas, especialmente os jovens, na luta climática, facilitando a ação no combate às alterações do clima.
Financiada pela União Europeia através do programa DEAR – Development Education and Awareness Raisin e coordenada pela Oxfam Novib, esta iniciativa nasce para colmatar a distorção informativa, a falta de proximidade na comunicação e a ausência de um guia de ação e de outras ferramentas fundamentais para o ativismo climático.
O projeto deseja aproximar-se dos jovens, das comunidades e das escolas de todo o território nacional, através de uma abordagem dinâmica e apelativa, linguagem mais fácil e direta e narrativas adaptadas ao público, sem deixar de lado o cariz científico. Dessa forma, convida e motiva toda a população a ser um agente ativo e multiplicador nos seus círculos sociais, trabalhando em três frentes:
. O website Ativa Clima propõe uma vertente mais informativa, apresentando recomendações de documentários, apps, sites e livros, conteúdos sobre as causas e consequências das alterações climáticas, um menu de ligações para iniciativas nacionais, internacionais e sites oficiais como fontes credíveis sobre o tema e um Guia para o Ativismo escrito pela Zero (como fazer parte de um grupo ativista, como realizar uma manifestação e uma petição, quais as ferramentas de ativista, quais as diferentes formas de ativismo, como comunicar com a sociedade, entre outros aspetos);
. O quiz “Ativa o teu conhecimento” permite testar os conhecimentos de cada um acerca das alterações climáticas e desafiar os amigos;
. As iniciativas na comunidade são acessíveis em todo o território português (podem ser solicitadas através de inscrição no site), através de uma exposição itinerante em escolas e universidades, palestras e atividades, visitas às escolas e comunidades e exibição de documentários seguidos de debate.
O Ativa ClimAct decorrerá até 31 de julho de 2024, mas até lá pretende construir parcerias com organizações locais e nacionais para partilhar atividades e informações, promovendo um trabalho mais forte, reflexivo e complementar ao nível das alterações climáticas em Portugal.