
Portugal é o primeiro país a proibir extração de minerais no fundo do mar até 2050
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
A Fundação Calouste Gulbenkian vai financiar um projeto de alunos da Universidade de Coimbra com 1,4 milhões de euros, para o desenvolvimento da DyeLoop, uma nova tecnologia circular sustentável para tingir tecidos.
O projeto “Universidade de Coimbra – Tecnologias Circulares para o tingimento têxtil”, desenvolvido por alunos da Universidade de Coimbra vai receber um financiamento de 1,4 milhão de euros da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver um equipamento que permite tingir tecidos de forma mais sustentável, reduzindo os consumos de água e energia.
Na prática, a equipa da DyeLoop vai usar os efluentes dos tingimentos, que contêm ainda uma carga orgânica de corantes muito elevada, concentrar esses corantes e reutilizá-los no tingimento de outras peças de roupa.
O coordenador da nova tecnologia, Jorge Pereira, salientou que, “neste processo, a água vai tendo menos carga orgânica e será mais facilmente tratada e reintroduzida no processo (de tingimento). (…) Estamos a pensar muito ambientalmente, mas também na sustentabilidade económica, já que estimativas conservadoras apontam para uma redução de custos de aproximadamente 50% no setor têxtil”, acrescentou.
A nível global, a indústria têxtil é atualmente responsável por 20% da poluição de água potável, pelo que o futuro equipamento pretende reduzir 50% dos custos de tratamento e reintroduzir 60 a 70% da água utilizada novamente no processo, refere a “Lusa”, citada pela “Sic Notícias”.
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
Abriu em Arroios, Lisboa, um espaço que quer ter a porta aberta para o bairro. É cafetaria, é loja a granel, é uma montra de
A Travessia do Sol é uma casa especial. Serve de alojamento, de espaço para retiros mas, e principalmente, de refúgio para quem quer ver como
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui