Foram recolhidas cordas e cabos encontrados nas praias portuguesas. Resultado? Um novelo de lixo a ser exposto pelo país.
“aCORDA Portugal” é um projeto nacional artístico criado pela Associação Oceano sem Plásticos, uma associação que atua na conservação ambiental e sensibilização sobre o lixo marinho e que apelou à consciencialização e participação de todos através desta iniciativa.
Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, o projeto visa sensibilizar a população para a proteção do planeta e dos oceanos, recolhendo simbolicamente cordas e cabos encontrados nas praias portuguesas em ações de limpeza.
Os materiais recolhidos foram enrolados para formar um novelo gigante (com o apoio do Agrupamento488 Mafra do Corpo Nacional de Escutas e da Junta de Freguesia de Mafra) que será depois exposto em várias zonas do país. A inauguração da peça artística ocorreu no Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de junho, junto ao Oceanário de Lisboa, onde estará exposta até meados de setembro. Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos acabam no oceano todos os anos. Em Portugal, segundo dados da Associação Oceanos Sem Plásticos, 10.173kg de plásticos são retirados das nossas praias.
Esta iniciativa pretende ser uma plataforma que interliga organizações, associações, autarquias, movimentos ambientalistas e pessoas individuais para que juntas criem uma rede de boas práticas, deixando as praias mais limpas. No site da Associação é possível encontrar os vários parceiros do projeto, bem como as unidades e quilos de plástico recolhidos por cada um.
Além da peça artística, estão expostas igualmente fotografias e dados das ações de limpeza dos participantes como campanha de sensibilização.