Passo a passo, a IKEA quer tornar-se cada vez mais sustentável. O último a ser anunciado é o fim do plástico dentro de sete anos.
A promessa está feita: até 2028, a IKEA tem como objetivo eliminar todo o plástico da cadeia como forma gerar um “impacto positivo nas pessoas e no planeta”, anunciou a marca em comunicado esta terça-feira, 23 de novembro, segundo a “Marketeer“.
Apesar de o plástico representar menos de 10% do volume total de materiais que compõem as embalagens da IKEA, é mais um passo importante, que se fosse seguido também por outras cadeias, faria uma enorme diferença.
“Esperamos que esta medida inspire outras pessoas, empresas e indústrias a agir”, refere Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal, em comunicado.
A IKEA tem vindo a traçar vários objetivos no âmbito da sustentabilidade e o fim do plástico é o último reforço no sentido de proteger o planeta quando não é possível fugir ao consumo.
Além da meta até 2028, para mais cedo estão previstos outros feitos: até 2025 a marca pretende fornecer serviços de transporte de mercadorias com zero emissões e também soluções de Home Solar (instalação de painéis solares) acessíveis; já até 2030 os produtos do IKEA serão feitos apenas com materiais renováveis e reciclados e também daqui a nove anos a marca quer reduzir a totalidade da pegada ecológica até uma média de 70% por produto.
São compromissos ambiciosos, mas que já estão em marcha para que os prazos sejam cumpridos.
Ideias não faltam, bem como iniciativas. Exemplo disso é a “Buy Back Friday”, campanha que decorre durante a semana da Black Week (entre 23 de novembro e 2 de dezembro).
Na “Buy Back Friday” a IKEA compra os móveis velhos dos clientes, que recebem em troca um cartão-presente para usufruir numa compra em loja. Assim, pelo segundo ano, é promovida a economia circular e os móveis velhos ganham uma nova vida.