
EDP lança mini painéis solares para varandas de apartamentos
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
As próximas semanas são de loucura no que toca ao consumo. Mas acreditamos que o Natal é tão mais do que comprar o presente certo. Ainda assim, também te vamos dar dicas sobre compras. Espreita este artigo se queres ter um Natal mais sustentável.
Um estudo da Deco diz que a árvore de plástico tem 7 vezes mais impacto ambiental do que uma árvore de Natal natural. Ou seja, a árvore artificial terá de ser utilizada durante, pelo menos, sete Natais para que os impactos ambientais que tem a mais sejam compensados.
A árvore artificial é feita de plástico, não é reciclável e vêm maioritariamente em cargueiros da China. Fora o impacto que têm no solo, que é maio nas naturais, a árvore de natal artificial tem mais impacto. Sete vezes mais.
Se for para escolher natural sugerimos o projeto “Pinheiro Vivo” da Planta Livre, que, depois do Natal, devolve a árvore à natureza numa floresta ou pinhal português.
Opta por lâmpadas de LED: consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa. E, se possível, usa temporizadores, porque garantem que não fiquem acesas durante o dia, desperdiçando eletricidade.
Mas antes de comprar, nada como fazer uma vistoria ao que sobrou dos anos anteriores e aproveitar as que ainda funcionam. Tanto nas árvores como nas luzes, escolher o mais simples vai fazer com que não te canses e tenhas vontade de comprar algo novo no ano seguinte.
Para muitos, é o setor mais difícil de implementar uma mudança. Mas há margem para continuar a dar presentes, ainda que de uma forma mais consciente.
Por que não trazer o hábito do “amigo secreto” para a família? Assim, todos recebem um presente e temos de comprar apenas para uma pessoa.
Outra opção válida, e que tem um valor especial, é fazer o próprio presente. Seja cerâmica, fotografia, desenho, granola caseira ou fazer um blend de especiarias, oferecer algo feito por nós vai ser recebido de outra forma.
Sabemos que comprar é quase inevitável para a maioria e, nesse caso, vamos fazê-lo de forma mais consicente, apoiando marcas que, na sua base, nasceram para dar uma alternativa com menos impacto no planeta.
Aqui ficam algumas sugestões:
. Bhoomi: marca de bijuteria feita com ingredientes como farinha, café, restos de verniz, especiarias.
. Zouri: marca de calçado feita com plástico recolhido dos oceanos e produtos naturais como a pele da maçã e a fibra das folhas de ananás.
. Isto: marca de roupa de homem que usa materiais orgânicos, naturais e fabricado em Portugal e é muito transparente no preço: o cliente sabe quanto custou cada fase do processo e cada detalhe de fabrico, para justificar o rpeço final.
Aqui, nada como usar as técnicas das avós, abrir os presentes com muito cuidado para não estragar o papel e poder reutilizá-lo.
Outra opção é usar papel de revistas ou jornais, sacos de pano ou tudo o que possa esconder o conteúdo sem ter de se usar papel de embrulho de compra.
Além disso, lembrar que o papel de embrulho vai para o ecoponto azul, mas se tiver uma película autocolante ou brilhantes, já não pode ser reciclado e deve ser colocado no lixo comum — vamos, portanto, evitar esta opção.
Nesses dias, idealmente, devemos adiar a ida ao ecoponto para evitar acumulação de lixo
Para tentar comprar os melhores ingredientes, ter opções para todos e evitar o desperdício, aqui ficam algumas dicas:
. Comprar os ingredientes em mercados e no comércio local
. Ter uma opção vegetariana. Se não quiser cozinhar, existem restaurantes com opções para take away:
. Aproveitar o calor do forno para vários cozinhados
. Comprar ingredientes a granel
. Encomendar cabazes de frutas e legumes de projetos locais
. Quanto às sobras, congelar o que for possível, reaproveitar para novas receitas, ou procurar instituições ou famílias que poderiam beneficiar de uma doação.
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
Abriu em Arroios, Lisboa, um espaço que quer ter a porta aberta para o bairro. É cafetaria, é loja a granel, é uma montra de
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)