Este projeto de calçado é o único no mundo a reutilizar mangueiras de incêndio e a missão vai além disso: ajuda os bombeiros e garante-te botas que duram anos.
A J-UNK foi criada em 2020 com um propósito: dar uma nova vida a mangueiras de combate a incêndios danificadas. Nesse mesmo ano começaram os protótipos, no fim de 2021 a marca lançou-se no mercado e em 2022 dá-se a conhecer.
Nós, como não gostamos de segredos, queremos partilhar contigo a genialidade deste projeto criado por Jacinto Oliveira. É que dentro de um sapato da J-UNK cabe tudo: cabe o teu pé, sejas homem ou mulher, cabe a junção do estilo “punk/hipster” que resulta num modelo irreverente e ao mesmo tempo estético, e cabe ainda a preocupação ambiental (pela nova vida dada às mangueiras e posicionamento como marca slow fashion) e ainda social.
A ideia desde o inicio foi a de reaproveitar as mangueiras usadas em incêndios — presente no funcional puxador e na sola — e um passo levou a outro: doar uma parte da receitas para associações humanitárias de bombeiros voluntários. E as contas são simples de fazer: por cada par vendido, que corresponde a um metro de mangueira reutilizada, são doados 10€ aos heróis.
Mas a J-UNK junta mais materiais escolhidos a dedo de modo a ter o menor impacto ambiental possível. O forro de couro biodegradável em 15 dias e a parte de fora da zona do calcanhar leva um reforço de peles de curtimenta vegetal (método que usa extratos vegetais). Tudo feito para durar nas tuas mãos de modo a que possas cumprir o lema da marca: “Compre menos, mas melhor”.
Todos os sapatos têm um estilo londrino — sejam botas, sapatilhas ou sapatos mais clássicos —, mas são fabricados artesanalmente em Portugal e com materiais de fornecedores de matérias primas e pequenas fábricas familiares.
Podes encontrar as peças da J-UNK online.