Podes pôr a mão na terra ou fazer tudo à distância de um clique. O que importa é ajudar a nossa floresta a renascer e nós dizemos-te como.
Começar o ano a reflorestar Portugal é uma atitude solidária e ao mesmo tempo um ato simbólico em que, tal como fazes com as tuas resoluções de ano novo, marca o início de algo maior que aí vem.
Se tinhas intenção de juntar-te a uma ação de voluntariado em 2022, plantar uma árvore é uma boa forma de começar (e em alguns casos nem tens de meter as mãos na terra).
Não faltam iniciativas que decorrem de norte a sul do País e nós selecionámos algumas nas quais podes inscrever-te já.
Plantar uma Árvore
Está lançado o desafio: plantar uma árvore. A proposta é feita pela associação com o mesmo nome e tanto podes ser tu a plantar como apenas dar o apoio necessário para que a reflorestação aconteça.
No caso de quereres ir para o terreno, podes ajudar de diferentes formas: na plantação, no controle de espécies exóticas infestantes, na identificação de regeneração espontânea, na manutenção das plantas plantadas e na proteção contra incêndios.
Em qualquer um deles, a participação custa 7,50€ e deves inscrever-te por e-mail (geral@plantarumaarvore.org).
No caso de não teres tempo, mas estares disponível para ajudar, então as plantações por encomenda são a melhor solução. Também aqui pagas 7,50€, que a associação Plantar uma Árvore aplica nas ações de voluntariado com o objetivo de restituir a floresta nativa e garantir a sustentabilidade da biodiversidade das espécies vegetais autóctones. Envia e-mail previamente para garantires o teu contributo (geral@plantarumaarvore.org).
Caso possas ir ao Barreiro a 23 de janeiro, neste dia irá decorrer uma ação de recuperação da Reserva Natural Local do Barreiro. Começa às 9h30 e termina às 12h30. Consulta aqui as recomendações para quem participa.
Floresta Comum
O nome indica o objetivo desta iniciativa: plantar pelo bem de uma floresta que é de todos, incluindo das próximas gerações, tal como dizia o teólogo David Elton Trueblood.
“Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana, quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará”, disse.
A campanha da Floresta Comum, que já plantou 1.189.053 árvores, quer continuar a missão, mas para isso precisa da tua ajuda.
Podes ajudar de duas formas: através da tua autarquia local, na plantação e manutenção das florestas, ou ao entregar rolhas para reciclar, através do Green Cork.
“Cada rolha é um contributo seguro para a plantação de mais uma árvore, para um ar mais limpo, para um ambiente melhor”, refere a Floresta Comum e basta guardares as que resultam de jantares bem regados para ajudar a dar uma nova vida às rolhas, bem como a plantar árvores autóctones.
Uma Árvore Pela Floresta
A Quercus e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) alcançaram em 2020 as 100 mil árvores plantadas através do projeto Uma Árvore Pela Floresta.
Este ano podem ser ainda mais e pode haver mais um voluntário: tu. Só tens de juntar-te à iniciativa e nem precisas de mexer num grão de terra.
Tudo o que tens de fazer é comprar o kit Vale uma Árvore por 3,50 (corresponde à edição de 2021, mas ainda disponível online e em 270 lojas CTT de Portugal) que será convertido em árvores e arbustos de espécies autóctones plantados em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País até à primavera de 2022.
Assim que tiveres o kit, deves aceder ao QR Code e registá-lo no site.
Se quiseres participar na ação de reflorestação, podes inscrever-te no site da campanha ou através do e-mail da Quercus (voluntarios@quercus.pt).
FUTURO – projeto das 100.000 árvores
A primeira ação de 2022 do projeto FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, criado em 2011, já tem data.
A 15 de janeiro está marcada uma ação de plantação de árvores nativas numa parcela localizada em margem ribeirinha do Rio Ferreira, em Valongo, e o objetivo é que entre as 9h e as 13h sejam plantadas 240 árvores e arbustos nativos.
Devido à COVID-19, só são permitidos 25 voluntários, pelo que deves inscrever-te o quanto antes aqui.
Além de ações de reabilitação, o projeto FUTURO tem ações de valorização. Falamos da quarta rota “As Árvores Desconhecidas”, denominada “Cemitérios, coretos e alegria”, que acontecerá a 22 de janeiro.
A ideia é conhecer melhor as árvores do Porto, bem como prová-las. Durante o percurso, vais poder provar pinhões com sabor a castanha.
Inscreve-te aqui.
Olá, boa tarde.
Vcs poderiam indicar onde é possível conseguir mudas de árvores autóctones de Portugal para plantar que o valor seja acessível. Somos de Lisboa. Obrigado