Agora… nada está perdido e temos três dicas para saberes como improvisares quando vais às compras desprevenido.
Desde que os supermercados começaram a cobrar pelos sacos de plástico que andamos mais atentos ao que levamos de casa para trazer as compras, certo? Isso e uma boa dose de consciência ambiental, queremos acreditar. Mas e quando te esqueces dos sacos em casa?
Não tem de ser um drama, pode ser simplesmente uma forma de pores a criatividade em ação para evitar os sacos de plástico, não propriamente pelos cêntimos que custam, mas pelo impacto que isso tem no ambiente.
De acordo com uma análise da Deco Proteste, os sacos de compras têm um diferente impacto no ambiente e o plástico não é o vilão. O problema está sim nos materiais usados em cada tipo de saco e o número de vezes que os usamos.
De qualquer forma, deixamos-te aqui algumas alternativas para quando os sacos ficam em casa.
Dica 1: pesar tudo sem saco
Não precisas de pôr cada fruta num saco diferente para pesar. Se, inicialmente, alguns supermercados torciam o nariz a quem pesava tudo sem essa separação, agora já é prática comum.
Assim, pões as maçãs na balança, por exemplo, e colas numa elas a etiqueta com o valor a pagar. No final, é só passar a etiqueta para pagar. O mesmo para as bananas, as peras ou os legumes que escolheres. No final, e se os sacos ficaram mesmo em casa, pelo menos só utilizas um para levar tudo.
Dica 2: Aproveitar uma caixa da fruta vazia
Mesmo que não vás comprar maçãs, caso te esqueças de um saco das compras podes procurar junto à fruta paletes que estejam vazias (ou quase) e fazer delas a base para levares as compras.
Vendo bem, não só arranjas uma solução para o teu problema, como evitas que essa caixa seja descartada ao dar-lhe múltiplas utilizações.
É que depois de transportar fruta e também as tuas compras, podes usá-la para fazer trabalhos manuais com os miúdos em casa (e o Carnaval está mesmo aí à porta).
Dica 3: Pega num saco de plástico dos frescos
Esta dica só se aplica a compras pequenas, de quatro ou cinco itens que faltam em casa.
Se não tens o devido saco para as levar, podes usar os de plástico que estão na zona das frutas e legumes. Sim, é de plástico, mas reforçamos a ideia de que o impacto no ambiente vai depender de ti.
Se te comprometeres a reutilizá-lo numa nova ida às compras para colocar, por exemplo, os alimentos frescos, ou apenas para mais um uso destinado a apanhar os dejetos do teu cão, já compensou teres optado por esta alternativa.