O natal não tem que ser sinónimo de compras desenfreadas para os mais novos da família. Neste artigo damos-te uma série de ideias para presentes simples e amigos do ambiente.
Não é fácil gerir crianças e expetativas ao longo do ano, mas a coisa torna-se ainda mais difícil no natal, altura em que eles e nós somos bombardeados com publicidades que nos fazem querer coisas que nem sabíamos existir.
Cabe-nos a nós, adultos, perceber o que é preciso ter em conta na hora de escolher um presente. Nós damos uma ajuda na revisão da matéria:
. As crianças devem ter estímulos à criatividade, à cidadania, à solidariedade, etc.
. Devemos ir ao encontro dos seus gostos.
. as crianças fartam-se de tudo rapidamente — não vale a pena apostar em coisas caras — mas o estímulo e o interesse também vêm se nos juntarmos à brincadeira.
A pensar nisso, trazemos hoje uma série de ideias que servem de presente para os mais novos e que, ao mesmo tempo, são amigos do ambiente e da carteira
Brinquedos em materiais sustentáveis e de produção local
Quem não adora o aspeto dos brinquedos de madeira? Desde camiões a casas de bonecas (das simples, não precisam de ser vitorianas!). Também há jogos tipo puzzle, blocos de construção, cordas de saltar, etc. Outro material sustentável é a cortiça: um avião, ou mesmo um papagaio.
E ainda aqueles feitos de tecido reaproveitados. Pode ser uma coisa para fazerem em casa, se forem prendados, ou comprar a artesãos. É mais caro que uma Barbie de plástico? Provavelmente, mas a brincadeira vai ser outra.
Instrumento musical
Este é sempre um sucesso, mas quando falamos em “instrumento musical” não me estou a referir àqueles teclados de plástico que tocam músicas estridentes. Falamos sim de instrumentos verdadeiros: tambor pequeno, kazoo, pandeireta, xilofone, kalimba, reco-reco, maracas. Sim, também fazem barulho, mas são muito mais criativos, e normalmente não são de plástico. Para crianças maiores, se for do interesse delas podem evoluir para uma guitarra ou um ukulele, uma flauta, um órgão elétrico, uma harmónica.
Jogos para fazer em grupo e individualmente
As cartas são sempre uma boa aposta, porque mesmo que não tenha com quem jogar, a criança pode sempre fazer um castelo. Eles arranjam sempre maneira de se entreter!
As cartas podem servir também para jogos de memória, dominós de imagens, loto de imagens, etc.
Além disso, qualquer jogo de tabuleiro, indicado para a idade da criança, para não haver desmotivação, sobretudo se jogado em família.
Material de pintura e desenho
É só abrirem uma caixa de aguarelas, ou de lápis de cor, ou de marcadores, etc. e ficam logo encantadas pelas cores todas e pelas portas de possibilidades que elas parecem abrir.
Claro que há materiais de pintura e desenho mais sustentáveis do que outros mas, no geral, qualquer material destes é mais sustentável do que um brinquedo de plástico que vem embalado e acondicionado numa caixa cheias de plásticos, certo? Além de que desperta a veia artística que existe em cada ser humano. E quanto mais sujar, melhor! — para a criança, claro.
Vamos pôr as crianças a construir
Esta ideia, na verdade, são muitas. Dependendo do gosto e maturidade da criança este presente implica coisas como panelas ou outros utensílios de cozinha, livros de receitas, máquina de costura, peças de mecânica, ferramentas, agulhas de tricô, material de jardinagem, livro ilustrado de origami, etc. Desde que corresponda à paixão que a criança demonstra.
Apesar de algumas destas ideias serem mais dispendiosas, ou continuarem a utilizar plástico, permitem uma redução considerável tendo em conta os brinquedos que enchem as montras nesta altura.
Além disso, há sempre a possibilidade de comprar em segunda mão ou mesmo tocar com amigos e familiares. É uma boa forma de educar as nossas crianças para a necessidade de poupar o meio ambiente e preservar os nossos recursos habituando-as a escolher brinquedos em segunda mão e a doarem os seus brinquedos mais antigos e com os quais já não brincam, para que possam fazer outras crianças felizes.