Não precisas de te enfiar em shoppings para fazer um brilharete este Natal. Ora vê a nossa lista de ideias de presentes, todos com um sentido especial.
É mesmo difícil fugir à necessidade ou obrigatoriedade de oferecer presentes nesta época. Mesmo que na família se tenha imposto que só os mais pequenos têm direito a um mimo, há sempre aquele amigo secreto ou aquele presente com o qual não estávamos a contar e que agora teremos que retribuir.
Não façamos disso um drama, vamos é aproveitar a ocasião para oferecer algo com sentido. Hoje falamos aqui de presentes solidários e que podem ser oferecidos de diferentes formas: escolher uma causa e ajudar com um valor específico, oferecer um vale à pessoa com. Informação sobre a contribuição que estás a dar em nome dela ou a compra de um produto cujo lucro reverte em parte para um projeto solidário.
Deixamos aqui uma lista de projetos solidários que podes apoiar este ano, um ano especialmente conturbado para tantas famílias:
Presentes Solidários
Este site, cujo slogan é “dar a duplicar”, oferece a possibilidade de comprar um presente que reverte na totalidade para uma campanha à escolha. Este ano o catálogo tem 10 campanhas, que servem para melhorar as condições de vida de muitas pessoas em vários países lusófonos. O catálogo que pode ser consultado no site “dá a conhecer o contexto em que cada Presente Solidário se insere, bem como os parceiros no terreno, responsáveis pela aquisição e entrega destes bens às comunidades”. A compra pode traduzir-se num postal com uma pintura correspondente à campanha escolhida, que é enviado para casa (de quem compra) com uma dedicatória opcional, ou, para ser mais sustentável, pode ser enviado por e-mail.
A Helpo é uma associação que existe desde 2008 e atua como uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, cujo plano de acção foca a educação e a nutrição em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. A Helpo atua em 101 focos de intervenção, através da construção de escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua. As contribuições para o financiamento destas atividades podem ser feitas “através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, donativos livres, projetos financiados por agências internacionais e empresas, chegando, atualmente, a cerca de 57.000 crianças”, pode ler-se no site. Também tens possibilidade de consignar o IRS e comprar uma das cinco pulseiras solidárias, que correspondem a cinco ajudas diferentes: nutrição, kit bebé, kit inverno, Maria menina, bicicleta.
A ATACA – Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana – é uma Organização Não- Governamental para o Desenvolvimento, fundada em 2006, no Porto, que atua em diversos projetos em Moçambique e na Guiné-Bissau. A associação “promove a construção de projetos de vida sustentáveis junto de crianças, jovens e adultos provenientes de contextos vulneráveis nos países africanos, garantindo-lhes melhores oportunidades de educação e desenvolvimento integral (…)”, pode ler-se no site. Para ajudar a ATACA existem diversas formas: envolvendo-se diretamente como ser tutor, sócio ou voluntário; ou ajudando financeiramente consignando o IRS, fazendo donativos, contribuindo para as campanhas ou comprando os produtos artesanais feitos com tecidos africanos tradicionais e que vão desde bonecos de pano, passando por cadernos com capas coloridas, sacos em tecido, entre outros.
A Operação Nariz Vermelho dispensa apresentações. É uma mais valia indispensável que contribui para o bem estar, sobretudo emocional, das crianças hospitalizadas. O trabalho dos doutores palhaços é remunerado e oferecido pela associação aos hospitais. “A Operação Nariz Vermelho oferece aos hospitais as visitas, angariando os fundos necessários através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising. (…) A equipa de artistas é constituída por 25 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 16 profissionais. Asseguramos um total de mais 53 mil encontros anuais com crianças hospitalizadas”, pode ler-se no site. A ajuda pode ser feita através de vários meios como: tornar-se sócio, voluntariado, consignação do IRS, donativos regulares, donativos pontuais, organizar eventos ou campanhas de angariação de fundos e, por fim, comprar algo da “Lojinha da ONV”, como os icónicos narizes vermelho, garrafas reutilizáveis, a coleção The Kids Forest by Muratto, postais, ou até mesmo uma chamada de aniversário ou de Natal de um Doutor Super Especial.
Este projecto de voluntariado foi criado por duas ilustradoras que ajudam sete causas sociais e animais através da criação de um livro, de várias ilustrações e postais que podem ser adquiridos no site e cujo valor reverte na totalidade para estas causas.
Aquela Kombucha é uma marca de kombucha pioneira em Portugal, com sede no Porto. É uma empresa cuja missão é oferecer um produto de qualidade em sabor e benefícios para a saúde, feito de forma tradicional e sustentável. Aquela Kombucha participa em várias acções de responsabilidade social, tais como: a reflorestação nativa, o apoio às artes e ajuda à Associação União Audiovisual. Neste Natal a AK faz uma campanha juntamente com a Associação Plantar Uma Árvore, por cada pack de 12 garrafas AK compradas durante este mês de dezembro, plantam uma árvore autóctone “para a restituição dos bosques nativos portugueses”. Além desta campanha, de momento, têm também os re-totes solidários, que consistem em sacos de pano reutilizados, onde imprimiram uma serigrafia e cuja receita se divide entre os custos de produção e a Associação União Audiovisual.
Este projecto nasceu em 2009 para “proporcionar a oportunidade de cada pessoa plantar e cuidar de uma árvore por ano, para, quem sabe, depois servir de modelo ao mundo”. O trabalho do Plantar uma Árvore passa pelo desenvolvimento e implementação de programas de voluntariado que promovam o envolvimento da comunidade na recuperação de áreas ecologicamente degradadas através das restituição de bosques nativos e das espécies autóctones. Assim, ao mesmo tempo que fomentam ativamente a consciência ecológica e a participação direta dos cidadãos, bem como, a responsabilidade social e ambiental, as iniciativas Plantar Uma Árvore, valorizam o património natural, ajudando a “reduzir danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais, promover a biodiversidade e restabelecer funções ecológicas, através da restituição da floresta nativa”, pode ler-se no site. Para apoiar estas acções a associação aceita voluntários e donativos, sendo que podem ser pontuais, ou através da aquisição de pacotes (vouchers) em que se oferece a oportunidade de participar numa campanha plantando árvores em família, por exemplo, ou oferecer uma árvore que a associação trata de plantar.
Para terminar, deixamos-te este site onde podes encontrar muitas das campanhas solidárias que existem no nosso país, reunidas num só sítio. Associações como IAC, OIKOS, GasPorto, CAIS, Unicef, Animais de Rua, Make a Wish Portugal, Cruz Vermelha Portuguesa, APAV, entre muitas outras. Aqui podes encontrar o projeto que queres apoiar, ou podes procurar por categoria de objeto. O melhor, é que também podes comprar vales cujo valor reverte totalmente para a causa que escolheres, sem teres de comprar efectivamente um objecto, contribuindo para um Natal solidário e sustentável.