Pala_Dar. Dia 27 de janeiro vai comer fora e ajuda quem mais precisa
Chama-se Pala_Dar e é uma iniciativa que desafia vários restaurantes de Lisboa a unirem-se para oferecerem refeições solidárias. Basta escolher o restaurante e a refeição
As coisas começam a acumular-se e já não há armário que chegue para tanto babygrow que deixa de servir em três dias, não é? Não te preocupes, neste artigo damos-te a solução.
Consumimos agora cerca de 80 mil milhões de novas peças de roupa todos os anos, isso é mais 400% do que consumíamos há duas décadas. Assustador, não é?
E quando se fala de maternidade e primeiros anos de uma criança, esse consumo pode disparar. E, muitas vezes, revela-se inapropriado, uma vez que o crescimento destes pequenos seres é tal que as peças saem da gaveta sem quase terem tido uso.
Ao mesmo tempo, são muitas as famílias a precisar e, enquanto o consumo não desce, façamos essas peças circular.
Deixamos-te aqui algumas opções para doação de roupa de bebé e criança para que te deixem de ocupar espaço no armário e sejam usadas por quem precisa.
. Fundação Champagnat. É uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada por Irmãos Maristas, que assume o seu compromisso na promoção e apoio de iniciativas, na área da educação, solidariedade e da promoção dos direitos e proteção das crianças.
Morada: Estrada de Benfica 372 |1500-100 Lisboa
. Dona Ajuda. Recebem tudo o que já não precisas, mas que ainda se encontra em bom estado. Roupa de homem, senhora e criança, sapatos e livros a jogos, decoração, tecnologia e pequenos electrodomésticos. Todas as doações são triadas: o que está em mau estado é doado à Associação Reto à Esperança, o que está em bom estado, mas não suficientemente bom para vender é doado a Bairros Sociais e, por fim, o que está em bom estado é posto à venda na Loja Social, sendo que o produto das vendas reverte inteiramente a favor de associações com as quais colaboram.
. Freecycle. Um movimento sem fins lucrativos com o objetivo de ligar pessoas que têm coisas para doar com aquelas que precisam desses itens, incluindo roupa de bebé e criança. Já estão presentes em várias cidades do país, como Lisboa, Torres Vedras ou Sintra.
. Reuse Ajuda de Mãe. Este projeto apoia grávidas e famílias com bebés, integrando mães desempregadas na vida ativa. Aceitam doações de roupa e acessórios de bebé até 1 ano. A partir dessa idade as doações são feitas na Casa Solidária, também no mesmo espaço. As doações são feitas terças e quintas das 14h às 17h.
Morada: Avenida 25 De Abril, 50, r/c 2005-159, Santarém
. Associação Crescer bem. Este é um projeto inserido no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e acompanhar de forma personalizada as crianças, utentes dos hospitais e respetivas famílias em situações de risco social.
Morada: Hospital Dona Estefânia. Rua Jacinta Marto 8A, Lisboa
. Loja Comunitária do Barreiro. Esta loja aceita doações de roupa, têxteis, produtos de higiene, artigos de bebé e brinquedos e tudo é distribuído a munícipes que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Morada: Praça de Santa Cruz, Nº 50 2830-323 Barreiro
. Casa de Santo António de Lisboa. Esta instituição acolhe mães em situação social precária e continua esse apoio com os seus filhos. Aceita doações de roupa e acessórios de bebé e criança, mas de maneira a responder exatamente às necessidades das pessoas que acompanham, pedem para que seja feito um contacto prévio através do número 21 395 52 41/2 para que a doação seja agendada e vá de acordo ao esperado.
Morada: Calçada das Necessidades nº 2, 1350-214 Lisboa
Chama-se Pala_Dar e é uma iniciativa que desafia vários restaurantes de Lisboa a unirem-se para oferecerem refeições solidárias. Basta escolher o restaurante e a refeição
O programa da WWF promove uma estadia mais responsável e sustentável e envolve 14 alojamentos portugueses. “Check Out For Nature” (COFN) é o programa da
Se tens livros que já não te fazem falta, há sítios que vão agradecer a tua doação. Fica a saber quais os melhor sítios para
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.