A Google Flights já permite que pesquises a viagem dos teus sonhos: a que junta um sítio incrível e um voo mais sustentável. Começa já a pensar no próximo destino.
Há uma nova ferramenta na plataforma Google Flights que vai mudar as tuas viagens: a opção de ver as emissões de carbono emitidas em cada voo. Vem facilitar a vida dos indecisos e dos que querem viajar com o mínimo impacto para o ambiente.
Por aqui costumamos dizer-te quais os hotéis e alojamentos de turismo rural portugueses que estão alinhados com o planeta, mas sabemos que conhecer novas culturas é também entusiasmante. Para que não fiques com o peso na consciência ao embarcar num avião, agora já podes saber qual a melhor opção.
Imagina que vais conhecer a precursora do movimento zero waste, Bea Johnson, aos Estados Unidos. Tendo em conta que ela anda a percorrer vários estados a bordo da sua micro casa, escolhemos São Francisco, na Califórnia, onde vivia, como destino de viagem.
Entre os vários voos de 27 a 29 de outubro, há um que se destaca: o da Tap Air Portugal, que produz menos 21% de emissões de carbono relativamente ao valor considerado normal para a rota, o que perfaz um total de 1,06 toneladas de CO2. O contrário acontece com o voo das companhias aéreas Iberia e AmericanBritish Airways (viagem com escala) que resultam em mais 22% de emissões de carbono, ou seja, 1,64 toneladas de CO2.
Estes valores têm como referência as estimativas das emissões da Agência Europeia do Ambiente (AEA) que são cruzadas com os dados do voo pretendido: a origem, o destino, o tipo de aeronave e o número de lugares em cada classe de voo, de acordo com a Google Flights.
Como é obvio, se em vez de visitares a Bea Johnson fores conhecer um dos países mais sustentáveis do mundo — a Suécia, Dinamarca ou a Alemanha, segundo dados de 2021—, o número de emissões de carbono será menor. Isto porque, de acordo com a Google Flights, “rotas mais curtas resultam normalmente em emissões de carbono inferiores” e quando viajas em económica também estás a contribuir para menores emissões, uma vez que as restantes ocupam mais espaço e fazem com que haja menos lugares num mesmo voo.
Resta saber como aceder à ferramenta. Só tens de entrar na Google Flights, pesquisar o destino que queres, clicar na seta para baixo que estará à direita e aí vais encontrar as estimativas das emissões de cada companhia aérea. O melhor é que, para facilitar a procura do voo mais sustentável, podes ordenar os resultados por emissões de carbono: só tens de clicar onde diz “ordenar”, à direita, e de seguida onde diz “emissões de CO2”.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)