Viajar de avião pode não ser a atividade mais sustentável do mundo, mas pelo menos há uma companhia que acaba de dar um passo gigante para reduzir o impacto no planeta. Contamos tudo.
Os tripulantes de cabine dos aviões da easyJet mostram onde ficam as saídas de emergência, como colocar as máscaras de oxigénio e trazem-nos os snacks que dão algum alento numa viagem mais longa. E agora, fazem isto tudo com 45 garrafas de plástico no corpo. Ouviste bem. É este o número de garrafas com que são feitos os novos uniformes da tripulação, incluindo dos pilotos.
A companhia aérea recorreu à alta tecnologia para fazer estes fatos, que além de reutilizarem o plástico dos oceanos, são fabricados através de energias renováveis, o que representa uma redução de 75% na pegada de carbono relativamente ao poliéster tradicional usado nos uniformes.
São cada vez mais as empresas a querer reconverter os plásticos dos oceanos em coisas úteis do dia a dia — como está acontecer na parceria entre a Zouri e a O’Neill, bem como com a Samsonite, de que já aqui falámos —, e ainda bem que isto acontece, porque só assim é possível fazer face às oito milhões de toneladas de lixo que são deitadas todos os anos nos oceanos, sendo que destas, entre 60 a 95% corresponde a resíduos de plástico, de acordo com o projeto Ocean Action, coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto (CIIMAR).
Indicar as saídas de emergência na easyJet até fica mais fácil para a tripulação de cabine com os novos uniformes, uma vez que conferem mais elasticidade. Além disso, são resistentes à abrasão, o que significa vão durar mais tempo.
Se viajares em agosto, já vais poder ver os novos uniformes, bem como as iniciativas sustentáveis que têm sido implementadas pela companhia aérea. Uma delas é a redução de descartáveis nas viagens, como as palhinhas de plástico, e a outra tem especial impacto no budget da tua viagem: ao pedires uma bebida quente dentro do teu copo reutilizável, terás direito a um desconto.