Marca na agenda este dia: 14 de agosto. É a data em que te podes juntar ao Beat the Butt e, com o “giz da vergonha”, mostrar ao país que há muitas beatas para apanhar do chão
Com um giz e olhar bem atento, a equipa do Beat the Butt andou em julho pelo Bairro Alto, em Lisboa, e também na cidade de Braga a circundar todos os locais onde encontrava beatas.
O grupo usa o chamado “giz da vergonha” para assinalar no chão os locais onde encontra beatas. E elas estão por todo o lado: desde as ranhuras dos passeios até perto de sarjetas e não vão acabar até que façamos algo para ter um #planetasembeatas (hashtag que o grupo usa nas suas partilhas).
Como este é um traalho (quase) sem fim, a Beat the Butt vai continuar as ações de sensibilização de modo a alertar ainda mais fumadores para o problema.
A próxima ação acontece já este mês e de Braga, onde esteve a 25 de julho, a equipa segue para Seia, a 14 de agosto. É nesta localidade que, com partida na Casa da Cultura, a equipa e aqueles que se quiserem juntar vão andar de giz (natural, não poluente e não tóxico) na mão pela cidade para mostrar que também aqui há beatas e mais do que apanhá-las é preciso evitar que sejam mandadas para o chão.
A equipa do Beat the Butt — projeto criado por Carla, Bruno, Maria João e Tiago — tem lançado não só iniciativas como esta, como criou um porta maço de tabaco, com cinzeiro incorporado que leva 20 beatas para combater o problema de raíz. O maço de tabaco é ainda um protótipo, mas a ideia é que em breve esteja nos principais pontos de compra de tabaco em quiosques e bombas de gasolina.
Um projeto semelhante ao do Beat the Butt tem sido levado a cabo por Andreas Noe, mais conhecido como The Trash Traveler, que lançou a iniciativa Butt Hike e até ao final de setembro vai andar por 30 cidades portuguesas a apanhar beatas com quem se quiser juntar a ele.
A Beat the Butt vai fazer parte de uma das ações por Lisboa em setembro e podes juntar-te a essa ou a qualquer outra perto do local onde vives. Podes consultar aqui o mapa, com local e hora marcadas.