O Continente passa a fazer parte da rede internacional goodbag, os famosos sacos de algodão 100% orgânico, que incluem uma tecnologia que permite ajudar o planeta de cada vez que são utilizados.
São sacos de pano como vemos muito agora, mas com um pormenor que faz toda a diferença: um mini-chip incorporado que permite registar as idas ao supermercado.
Os Goodbags chegaram ao Continente e, cada vez que forem usados nas compras feitas nos supermercados da marca, o cliente acaba por contribuir para o futuro do planeta. Por cada saco comprado é plantada uma arvore e por cada vez que levar o goodbag às compras (a uma loja aderente), um saco de plástico é retirado do fundo do oceano.
Para isso, basta abrir a app, passar o telemóvel pelo mini-chip incorporado no saco (que faz scan do mesmo, através de tecnologia NFC). Na app, além de um mapa interativo com as lojas aderentes, fica também registado o número de reutilizações do goodbag, ou seja, quantas vezes cada utilizador já contribuiu para um oceano mais limpo.
A plantação de árvores e a limpeza dos oceanos é garantida através dos parceiros Weforest e One Earth One Ocean, ONGs que se dedicam à proteção do planeta e às quais a goodbag se associou, garantindo que é plantada uma árvore por cada saco adquirido e que são recolhidos do mar tantos sacos de plástico quantas vezes os goodbags são reutilizados.
Até ao momento, este projeto internacional já contribuiu para a plantação de 34 mil árvores e recolheu mais de 64 mil sacos de plástico do oceano. Está presente em nove países e em mais de 1.400 pontos de venda.
Em Portugal, estão disponíveis nas lojas continente, custam 3,50€ e vêm com estampagens inspiradoras como “Think outside the bag”, “Menos é mais” e “0% plástico, 100% fantástico” (no site da iniciativa, há mais modelos disponíveis).