Roupa feita de guarda-chuvas? Sim, é possível e o resultado pode ver-se em peças impermeáveis, duradouras e que são um exemplo para o upcycling.
Já aqui demos a conhecer a R-coat, a marca lançada por Anna Masiello e Yasmin Medeiros e que, reaproveitando guarda-chuvas encontrados partidos na rua, faz nascer novas peças de roupa, neste caso casacos e chapéus impermeáveis.
Agora, a marca dá um passo em frente na inovação com o lançamento de uma coleção cápsula, em parceira com a wetheknot. Na verdade, esta marca, que agora trabalha com vários produtos ligados à sustentabilidade, lançou há dez anos uma coleção de calções feitos de guarda-chuvas. Agora, os dois projetos unem forças para reavivar estas peças e voltar ao mercado.
Mais de mil guarda-chuvas já foram salvos graças à rede nacional de pontos de recolha da R-Coat e à participação ativa da comunidade, que entrega guarda-chuvas partidos encontrados nas ruas e no lixo, evitando que acabem em aterros sanitários ou na incineração.
Juntamente com os fundadores da wetheknot, criaram agora uma coleção cápsula de calções de verão para celebrar a circularidade da moda e a redução do desperdício. Com algumas alterações ao design original dos calções que wetheknot produziu há 10 anos, prepararam algumas peças únicas e reversíveis que ficarão disponíveis nas lojas online de ambas as marcas, a partir do próximo dia 17 de junho.
Os calções, de design funcional, são reversíveis e apresentam, por isso, cores diferentes em cada uma dos lados, além de bolsos laterais numa das faces.
Os produtos são 100% produzidos em Portugal, feitos manualmente e de forma ética, aliando a qualidade à sustentabilidade através da redução do desperdício.