O movimento criado pela Deco Protest pretende sensibilizar para o uso excessivo de plástico e para as oportunidades de compra a granel. Queres fazer parte da luta? Sabe como.
Basta uma simples ida ao supermercado para perceber que são vários os casos em que o plástico está a ser usado sem qualquer necessidade. Afinal, para quê bananas embaladas? E as saquetas de chá dentro de plástico? E ainda as cápsulas de café (de plástico) cobertas de mais plástico?
Estas são algumas das questões que têm sido feitas pela Deco Protest desde junho de 2019 na página de Instagram do movimento #plasticoamais. O objetivo? “Exigir a redução do #plasticoamais”, diz a organização, e o primeiro exemplo partilhado acertou em cheio no ponto em questão. Três tipos de plástico são usados numa só embalagem de manteiga. Qual a justificação para isso? Exato. Nenhuma.
Mas os exemplos não ficam por aqui. Pães de leite individualmente embalados em plástico e colocados dentro de mais plástico, saquetas de bolachas dentro de um plástico maior, abacaxi coberto de película aderente, e até ténis com plástico.
Apesar do que ainda vamos encontrando à venda, um novo passo está prestes a ser dado. A 1 de julho deverá entrar em vigor o decreto-lei que proíbe a colocação no mercado de produtos de utilização única. É o caso de cotonetes, talheres, pratos, palhinhas de plástico, agitadores de bebidas ou varas para fixar balões. O decreto-lei está em discussão pública até 13 de junho, mas, a ser aprovado, vai colocar mais um travão no plástico a mais que anda por aí.
Além desse, que acontece a uma escala europeia, a título individual podes fazer a diferença ao denunciar produtos que têm plástico a mais.
É esta a proposta da Deco Protest através do movimento #plasticoamais e à qual podes juntar-te de forma bastante simples.
Basta que tires uma fotografia ou descrevas o que encontraste e envies o caso para o e-mail da organização não governamental (plasticoamais@deco.pt).
Também podes contribuir para acabar com o plástico a mais ao assinar a petição que está a decorrer. Destina-se a empresas e apela à disponibilização de produtos de limpeza e higiene pessoal a granel. Se queres fazer parte desta luta, junta-te aqui.