Continua a jogar-se da mesma forma desde que foi lançado em 1971, mas a película de celofane foi trocada por papel ecológico. Revelamos tudo sobre esta novidade.
O jogo que tem marcado gerações tem agora um novo formato: as novas cartas UNO são feitas totalmente de papel e, no fim do jogo, são arrumadas dentro de uma embalagem 100% reciclável.
Lá por casa ainda deves ter o baralho original que durará mais uns bons anos — marcados por vitórias, derrotas e, acima de tudo, por bons momentos em família ou amigos —, mas, para as novas gerações, o UNO “totalmente em papel” pode ser uma alternativa duradoura e com impacto reduzido para o planeta quando estiver em fim de vida.
Isto porque as novas cartas são feitas com papel certificado pela Forest Stewardship Council (organização que promove uma gestão florestal responsável), uma cola à base de água e tinta à base de soja.
Além de as matérias primas serem mais amigas do ambiente, são também mais amigas das crianças pelo facto de não serem usadas tintas tóxicas.
Podemos continuar sem saber que é proibido juntar uma carta +2 a outra de + 4 ou em que sentido fica o jogo quando sai a carta para inverter a ordem — que, por coincidência, se tivesse mais uma seta, seria o símbolo da reciclagem —, porque também nada muda na forma de jogar o baralho com 50 anos, apenas adaptado às preocupações atuais.
O UNO “Totalmente em papel” já está à venda em Portugal nos principais pontos de venda (9,99€).