Não sabes o que fazer com a criança lá de casa neste dia especial? Leva-a para a cozinha e ensina-a a ser mais sustentável.
1 de junho é normalmente falado apenas por ser o dia Mundial da Criança. Planeiam-se passeios ou programas especiais ao fim do dia quando as vamos buscar à escola, lá abrimos uma exceção para o jantar favorito — as pizzas nunca falham a conquistar um sorriso —, mas há outro motivo para celebrar o primeiro dia do mês de junho. É o dia Internacional do Leite.
Sabemos que deves estar a perguntar-te: “Mas o leite vem sempre em pacotes, logo não será a coisa mais amiga do ambiente para celebrar dado que implica descarte”. Verdade. E por isso mesmo, se é dia do leite, porque não assinalá-lo de forma mais sustentável com uma bebida vegetal de aveia?
Digamos que é um dois em um: mais uma pequena pegada (positiva) na sustentabilidade e uma forma de passar o dia com as crianças, finalizando-o com um lanche de bebida de aveia e panquecas especiais — todos saem a ganhar.
Ah, e existem ainda razões óbvias para fazer esta bebida: a aveia é fácil de encontrar a granel, é barata (comparativamente, por exemplo, às amêndoas para fazer uma bebida de amêndoa) e é versátil. O sabor neutro permite juntar uma pitada de cacau para fazer as delicias dos mais novos.
Vamos a isso?
Bebida de aveia
Ingredientes
1 litro de água
Água para demolhar a aveia
40 gramas de flocos de aveia integral (podes usar mais aveia)
2 tâmaras (opcional)
1 pitada de sal marinho integral (opcional)
Extrato de baunilha a gosto (opcional)
Modo de preparação
Começa por demolhar os flocos de aveia juntamente com as tâmaras por cerca de duas horas (podes demolhar mais tempo).
Após esse tempo, coa e coloca a aveia num processador de alimentos (ou liquidificador, ou máquina de fazer leite ou na bimby. O que tiveres em casa), junta sal, o extrato de baunilha e um litro de água.
Tritura na velocidade máxima por um minuto (vai depender do aparelho que utilizares).
Coa num coador de rede (repete o processo duas vezes). Coloca o leite vegetal num frasco e guarda no frigorífico.
Dura até três dias.
Esta receita é do blogue Made by Choices.