Foi em Londres que Joana Sternberg se deparou, pela primeira vez, com o mundo da roupa em segunda mão que ainda não existia em Portugal.
“Era uma segunda mão de qualidade, muitas vezes disponível em mercados de trocas em vez de loja, algo que nunca tinha visto por cá”, conta à Peggada.
De regresso a casa, decidiu criar a solução e trazer para Lisboa a possibilidade de trocas de roupa, para incentivar ao uso de peças em segunda mão em vez de mais compras desenfreadas.
“Nunca pensei numa loja de roupa em segunda mão, até porque queria proporcionar um momento de convívio entre uma comunidade com gostos comuns”, refere Joana. Decidiu então avançar com eventos de troca de roupa, “ainda que vá muito para além de uma simples troca de roupa”.
O Mind the Switch acontece em Caxias, num momento de partilha e convívio com música, comida, bebidas, workshops e, claro, muita roupa pronta a ganhar nova vida.
Esta edição, por segurança, acontece em dois momentos, ambos no domingo, dia 16 de maio: o primeiro entre as 11h e as 13h e outro das 14h30 às 16h30. São duas horas em que os participantes podem trocar roupa, provar umas tapas e uns sumos e participar em workkshops de upcycling. Em eventos anteriores já se fez bees wraps a partir de tecidos antigos e, desta vez, a ideia é fazer desses tecidos esponjas de banho.
Cada pessoa pode levar até 5 peças de roupa, todas analisadas à entrada. Consoante a marca e o seu estado de conservação, será dada uma ficha por peça de roupa, que vai de 1 a 5. Com essas fichas, é possível escolher peças de roupa que outras pessoas levam para o evento. Levar roupa de qualidade dá direito a fichas com valor superior e, por isso, maior possibilidade de trazer para casa peças também elas de alta qualidade. Além da roupa que cada um leva, estão também disponíveis peças de dead stock de marcas como a Sizbrand, a Urbana ou os biquinis da Paparina.
A participação no evento custa 25€ e as inscrições são feitas por email (geral.mindtheswitch@gmail.com) ou mensagem privada na página de Instagram do evento.