Pode ser aquele amigo que não vai à praia sem sair de lá com um saco de lixo apanhado da areia. Ou o irmão que vendeu tudo e decidiu viver com o mínimo e sem desperdício. São estes pequenos heróis da sustentabilidade que este programa procura. Falamos aqui do movimento “Faz pelo Planeta by Electrão”, que quer encontrar e premiar activistas e empresas dispostos a salvar o planeta.
A iniciativa é da Electrão — entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados — e pretende dar a conhecer tanto os “Big Changers“, pessoas que fazem esse trabalho na comunidade, quer os “Corporate Changers”, os que nas empresas se destacam por impulsionar boas práticas ambientais.
No site da iniciativa, qualquer um pode nomear a pessoa ou empresa que acha que deve ter o seu trabalho reconhecido. Para ajudar nesse processo, É possível aceder à lista de inspirações, de onde constam nomes como Ana Milhazes, autora do movimento Lixo Zero, a ativista ambiental Joana Guerra Tadeu ou Catarina Matos, fundadora da primeira loja online portuguesa de produtos zero waste Mind the Trash.
A nomeação dos “Big Changer” – pessoas que contribuem ativamente para a sustentabilidade do nosso planeta através da recolha de resíduos, reutilização e reciclagem, ações de comunicação, formação ou sensibilização, entre outras atividades elegíveis – deverá ser feita através da submissão do formulário devidamente preenchido que se encontra disponível no site do Movimento.
Cada pessoa poderá propor um máximo de três candidatos a Big Changer e a nomeação de candidatos a “Big Changer” está restringida a um máximo de 200 candidaturas.
Já a inscrição de empresas ou outras organizações deverá ser feita por um colaborador ou voluntário que pretenda participar enquanto “Corporate Changer” – embaixador do movimento dentro da empresa.
O vencedor do “Desafio Faz Pelo Planeta”, na modalidade de “Big Changer”, será anunciado em setembro de 2021, nas plataformas do Electrão e por contacto direto com o próprio.
O candidato nomeado vencedor receberá o Estatuto de “Big Changer” e uma Viagem para duas pessoas ao maior parque florestal da Europa – Parque Nacional Białowieża, na Polónia. A Viagem terá a duração de 4 dias, com entrada e visita ao parque durante 15h, guia e almoço, estadia em hotel 4 estrelas em regime de PA incluído, transfers e comboio incluídos e taxa de compensação de carbono. Como contrapartida, o vencedor deve documentar a sua viagem em formato audiovisual para que futuramente o vídeo possa ser partilhado com as comunidades do Electrão e inspirar outros cidadãos a mudarem os seus comportamentos.
Todos os nomeados ganham um kit composto por uma tshirt, um garrafa reutilizável e um saco de pano, e o vencedor na modalidade de “Corporate Changer” — escolhido por um júri — ganha uma viagem para duas pessoas ao maior parque florestal da Europa – Parque Nacional Białowieża, na Polónia. A empresa, organização não-governamental ou associação vencedora receberá o Estatuto de “Corporate Changer” e um plano de consultoria ambiental assegurado pelo Electrão.