São cada vez mais as marcas e estilistas a optar pelo sintético, acabando com o couro verdadeiro nas suas criações. Mas Stella McCartney foi ainda mais longe, ao criar uma linha de vestuário feita com couro Mylo, um material desenvolvido a partir de cogumelos.
A estilista é vegan há muitos anos, ativista ambiental e já tinha optado por banir tudo o que fosse peles, penas e couro das suas peças. Agora, associou-se à empresa de biotecnologia californiana Bold Threads para garantir acesso ao seu material inovador, o Mylo.
Este material é muito semelhante ao couro tradicional em aparência e toque, mas são criados com micélio, a parte vegetal do cogumelo, que é regenerativo e se desenvolve de forma abundante na natureza, alimentando-se de recursos naturais. Os cientistas aprenderam como reproduzir o que acontece na natureza, e é em laboratório que preparam este material.
As peças foram confecionadas à mão com material à base de micélio, colocado sobre nylon reciclado.
Apesar de inovadora, Stella não está sozinha nesta transição mais amiga do planeta. Também a Hermés prepara-se para lançar uma mala criada a partir de um material semelhante ao couro, de uma empresa californiana chamada MycoWorks, que usa um processo semelhante com o micélio.
? www.mylo-unleather.com