Já se percebeu que a comida tem possibilidades infinitas e agora é só cruzar a imaginação com alguma perícia para que a fruta seja usada como um todo. Então se falarmos de banana, prepare-se: há todo um mundo amarelo às pintinhas para descobrir.
Testámos, pesquisámos, cozinhámos e vimos plantas crescer. E é com certeza que reunimos aqui quatro opções para que possa dar uso às cascas da banana. Melhor? Ainda tem direito a duas receitas extra e uma delas tem uma palavra mágica: bo-lo.
1. Cozinhar
Aqui as opções são mais que muitas. Depois de bem lavadas e de cortadas as pontas, as cascas da banana servem de matéria prima para doces e salgados. Se duvida, siga estas duas receitas. Depois falamos.
Casca de banana refogada
Ingredientes:
- Cascas de 4 bananas
- Cebola
- Alho
- Azeite
- Tomate
- Cenoura
- Pimentão fumado, açafrão, aquilo que vos aquece a alma
Método
Descascar as bananas, comer as bananas, guardar as cascas. Essas cascas podem ser fervidas em água quente para tirar as impurezas, mas basta que sejam bem lavadas para estarem prontas a usar.
Depois de higienizadas, raspar a parte interior da casca, para ficar apenas com a pele. Pode manter a casca como está, mas conte com um sabor mais “a banana” no final. Corte as cascas aos cubinhos ou às tiras e reserve.
Entretanto corte a cebola e o alho e refogue no azeite. Junte o tomate e a cenoura cortadas também em cubinhos e deixe ganhar sabor.
Junte as cascas da banana e tempera com sal e as especiarias que mais gosta. Uma dica: pimentão fumado fica incrível.
(receita testada e aprovada pela equipa da Peggada)
Bolo de banana com casca
Ingredientes
- 2 bananas da Madeira maduras
- 1 chávena + 1 colher de sopa de bebida de soja
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- 1 + 1/2 chávena de farinha de aveia
- 1/3 chávena de farinha de coco
- 1/3 chávena de açúcar de coco
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de sopa de canela
Método
Pré aqueça o forno nos 175ºC;
Misture o vinagre de sidra com a bebida de soja e deixe repousar enquanto mistura as farinhas com o açúcar, o fermento e a canela numa tigela grande, à parte;
Triture as bananas (casca incluída) com o azeite e a bebida de soja já espessa e verta depois sobre os ingredientes secos;
Misture tudo e coloque a massa numa forma redonda pequena, untada com azeite;
Asse por 20 a 25 minutos, retire, e deixe arrefecer antes de desenformar.
(receita da Laranja-Lima)
2. Adubar plantas
As bananas são ricas em potássio e não são só os nossos músculos a achar isso interessante.
Como enriquece o solo e potencia o crescimento, as plantas agradecem. As plantas e o planeta, que nem sequer precisa de recorrer as químicos para ver aquela Monstera tomar-lhe conta da sala.
Para fazer este adubo, siga estes 5 passos simples:
- Ferver as cascas de banana durante 10 minutos (3 cascas para meio litro de água)
- Tirar do lume, deixar arrefecer.
- Coar e transferir para um regador
- Adicionar mais meio litro de água
- Regar as plantas com esta poção mágica uma vez por mês
3. Fazer chá
É tão simples quanto pôr cascas de banana em água e deixar ferver. Depois é só coar o líquido e beber — um toque de canela ou mel é casamento perfeito.
As bananas são naturalmente ricas em potássio e magnésio, que mais não são do que relaxantes musculares naturais. Além disso, estão cheias de antioxidantes como o triptofano que, depois de convertido em 5-HTP no corpo, que é usado para produzir serotonina e melatonina, duas boas hormonas indutoras do sono.
4. Prevenir rugas e acne
Nunca mais vai deitar as cascas de banana fora depois de ler isso. Mas a verdade é que não é preciso andar a gastar dinheiro em cremes caros que prometem milagres.
Esta fruta é poderosa e rica em tudo o que é bom: os antioxidantes previnem as rugas e as vitaminas E e C, mais o magnésio e o potássio, acalmam a pele, ajudando por isso a combater os sinais de acne.
Como? Basta pegar nas cascas de banana e esfregar a zona interior da casca na área afetada durante uns segundos. Deixar atuar por uns minutos, lavar e repetir o procedimento frequentemente.
? Foto de Eiliv-Sonas Aceron em Unsplash
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)