Vamos tentar mudar de hábitos este Natal? Menos consumo e, principalmente, mais consciente. Nós damos uma ajuda.
O Natal já é sinónimo de partilha, de oferta e comunhão, mas nas últimas décadas tem vindo a ser também sinónimo de consumo desenfreado, de stresse e de despesas. Para além de todo o desperdício que provoca, cria também alguma ansiedade e problemas de gestão de expectativas, o que nos deixa muitas vezes num estado de exaustão emocional, retirando alguma da magia da época.
Queremos sempre oferecer o melhor ou algo que dê bastante nas vistas, esquecendo, muitas vezes que a simplicidade pode ter um efeito muito mais positivo.
Para este ano, deixamos-te algumas ideias de forma a contribuíres para um Natal mais sustentável e solidário, oferecendo presentes em materiais mais sustentáveis, com redução de utilização de matérias primas não renováveis, redução do consumo de massas, ajuda a artesãos locais e, claro, poupança de dinheiro.
1. Plantas
Consoante o estilo de vida da pessoa a quem vais oferecer, podes oferecer desde catos e suculentas, que se aguentam semanas sem rega (para quem viaja muito, por exemplo), ou plantas que precisem de amor e carinho mais frequente, para quem vive sozinho ou simplesmente adore plantas. É necessário especial atenção à toxicidade de algumas plantas por causa de animais e crianças.
2. Receitas caseiras
Licores, compotas, biscoitos ou bolachas, misturas de pimentas ou ervas aromáticas. Aposto que a pessoa que recebe vai adorar ter algo realmente feito por ti.
Também podes aproveitar frascos ou outros recipientes aproveitados de produtos alimentares de compra para embrulhar estas tuas criações.
3. Cheques oferta digitais
Sempre uma boa opão para dar à pessoa a hipótese de comprar algo que realmente precisa, em vez de andares a tentar acertar e falhares redondamente.
4. Chás em folha, a granel
Atenção às ervas que ofereces e a quem. Há infusões que podem provocar efeitos
indesejados na saúde. Escolhe ervas inofensivas para a pessoa a quem vais oferecer.
Mais uma vez, podes usar frasquinhos ou saquinhos de papel que tenhas em casa para o embrulho.
No nosso site podes encontrar várias lojas a granel em todo o país com estas opções.
5. Bombons a granel
Podes levar a tua caixa ou frasco e escolher vários sabores ou fazeres as tuas caixinhas.
6. Sabonetes e cheirinhos de roupeiro artesanais
Esta é ótima para apoiar pequenos comerciantes em feiras ou pequenas lojas.
7. Peças em louça
De modo a ajudares a produção local, artesãos locais ou produtores regionais, é uma forma de ofereceres algo único, que até pode servir de recipiente para um dos presentes escolhidos acima: um prato ou um frasco para servir as bolachas, um pote para guardar o chá, um saleiro, uma chávena, uma saboneteira, etc.
8. Arte
Não precisas de oferecer um Picasso, mas de certeza que existem muitos outros artistas na tua zona que podem beneficiar da tua ajuda, desde que seja do gosto da pessoa a quem vais oferecer, claro. Mas espera, porque até tu podes ser esse artista.
Seja pinturas, recortes, enfeitar capas de caderno, marcadores de livros, artigos em crochê, enfim, todo o tipo de “arts and crafts” entra nesta categoria e é uma boa opção para quem quiser explorar as suas capacidades artísticas.
9. Objetos em segunda mão
Desde livros, roupas, acessórios de moda, artigos para a casa, decoração, artigos para hobbies e até dispositivos eletrónicos. Tudo o que ajude a evitar que artigos em boas condições vão parar aos aterros é uma boa opção.
No nosso site encontras muitas opções. Ora espreita aqui as opções de lojas de roupa em segunda mão.
10. Presente solidário
Existem várias campanhas com presentes solidários, como oferecer um postal, ou vale, que representa uma refeição/ livro/ brinquedo para alguém que precise.
Podemos encontrar vários exemplos no site https://comprasolidaria.pt/, ou https://www.presentessolidarios.pt/, por exemplo.
Seja qual for o presente, lembra-te que o embrulho também pode ser sustentável: papel que já tenhas em casa, sacos de embrulho que tenhas guardado de outros presentes ou até tecidos são algumas das opções.